Boletim Unicap

Curso de Jornalismo promove seminário sobre TV Digital no dia 30

Dando início às comemorações dos 50 anos do curso de Jornalismo da Universidade Católica, a serem completados no próximo ano, a coordenação do curso e o Grupo de Pesquisa Mídia e Cultura Contemporânea da Unicap realizam na próxima segunda-feira (30), na sala 510 do bloco A, o Seminário TV Digital: desafios e perspectivas. A proposta é discutir o cenário político de definição do modelo de televisão digital brasileiro e as possibilidades de interatividade para o jornalismo televisivo.

PROGRAMAÇÃO

 TARDE

 15h às 18h – A política da TV Digital no Brasil: atores,

                       interesses e decisão governamental

 Discussão sobre o processo de definição das diretrizes da política de digitalização da TV aberta brasileira, a partir do pressuposto de que escolhas governamentais refletem e institucionalizam relações de poder. Serão apresentados e discutidos os decretos reguladores da TV digital no País (nº 4.901/2003 e nº 5.820/2006), seus antecedentes históricos e momentos subsequentes. Segundo estudo realizado pelo palestrante, as regras referentes à TV digital adotadas pelo ator Governo Federal atendem, fundamentalmente, as preferências do ator radiodifusores, ao mesmo tempo em que vão de encontro aos anseios do ator movimentos sociais.

 Palestrante: Juliano Domingues (UNICAP:CCS)

Debatedor: Ivan Moraes (Fórum Pernambucano de Comunicação)

Mediador: Alexandre Figueirôa (UNICAP:CCS)

 NOITE

 19h às 22h – Televisão digital e Telejornalismo: 

                       transformações e desafios

Novas funções são atribuídas aos telespectadores, com a chegada da TV digital. Mediante a possibilidade de interagir diretamente com a programação, o telespectador força os produtos jornalísticos audiovisuais a apostarem em novas estratégias de participação, introduzindo no seu formato uma série de novas aplicações: chat, enquete ou quiz, por exemplo. Referenciado por esse novo cenário, pretende-se: 1) discutir como os telejornais estão se apropriando das ferramentas tecnológicas para instituir novos formatos interativos, aproximando cada vez os agentes (difusor e receptor), e 2) traçar perspectivas para o gênero na TV digital. Serão transmitidas noções gerais sobre a TV digital, evidenciando os padrões e potencialidades, bem como demonstradas algumas experiências realizadas na Europa e os testes com a TV Cabo Branco (afiliada da Rede Globo na Paraíba). Por fim, vão ser comentadas as tendências de reestruturação das emissoras, para engajar novos profissionais, novos setores e novas habilidades.

 Palestrante: Lívia Cirne (doutoranda UFPE: PPGCOM)
Debatedora: Yvana Fechine (UFPE:PPGCOM)
Mediador: Cláudio Bezerra (UNICAP:CCS)

 SOBRE OS PARTICIPANTES

 Palestrantes

 Juliano Domingues é bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Ciência Política (UFPE) e integrante do Núcleo de Teoria da Democracia (NTD/UFPE), tem como objeto de pesquisa processos decisórios referentes a políticas de comunicação. Trabalha, ainda, com telejornalismo como repórter do programa Via Legal, da TV Cultura. É professor da Universidade Católica de Pernambuco.

 Lívia Cirne é doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e em Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (2006). No mestrado, atuou como colaboradora no laboratório co-autor do middleware Ginga, o LAVID (Laboratório de Aplicações de Video Digital/UFPB), desenvolvendo pesquisa sobre interatividade no telejornalismo. Pelo LAVID participou do piloto de interatividade para o telejornal da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, única emissora a transmitir sinal digital no Estado.

 Debatedores

 Ivan Moraes é jornalista. Integra o Centro de Cultura Luiz Freire, onde co-edita o blog Ombuds PE. Também é Conselheiro do Movimento Nacional de Direitos Humanos. Apresentador e editor do programa “Pé na Rua”. Escritor de “Kanimambo”, um ano em Moçambique (relatos de viagem, 2007), “Problema de Coluna” (crônicas, 2003) e “Quasamar” (poemas, 2000), editor do blog Bodega. Faz parte de várias articulações e redes que lutam pelo direito à comunicação no Brasil, a exemplo do Fórum Pernambucano de Comunicação.

 Yvana Fechine. Jornalista e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. É mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Integra o Centro de Pesquisas Sociossemióticas (PUCSP-USP-CNRS, Paris), desenvolvendo, junto à instituição, estudos sobre as linguagens do vídeo e da televisão. Publicou, entre outros, “Televisão e presença: uma abordagem semiótica da transmissão direta” (Estação das Letras e Cores, 2008). Editou, juntamente com Ana Cláudia de Oliveira, “Imagens Técnicas” (Hacker, 1998); com Alexandre Figueirôa, “Guel Arraes: um inventor no audiovisual brasileiro” (Cepe, 2008) e, com Sebastião Squirra, “Televisão digital: desafios para a comunicação” (Sulina, 2009).

 Mediadores

 Alexandre Figueirôa. Jornalista, crítico de cinema, professor e coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco. Mestre em Cinema pela Universidade Estadual de São Paulo (USP) e doutor em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade Paris 3 – Sorbonne Nouvelle. Publicou, entre outros, “Cinema Novo – A onda do jovem cinema e sua recepção na França” (Papirus, 2004). Coordena o Grupo de Pesquisa Mídia e Cultura Contemporânea da Unicap.

 Cláudio Bezerra. Jornalista, documentarista e professor de televisão, cinema e vídeo da Universidade Católica de Pernambuco. É mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em Cinema Documentário pelo Programa de Pós-graduação em Multimeios, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integra o Grupo de Pesquisa Mídia e Cultura Contemporânea da Unicap.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário