Boletim Unicap

Curso de Jornalismo promove programação especial de boas-vindas aos calouros

Com informações da coordenação do curso

Nesta segunda (20) e terça (21) o curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco promove, como boas-vindas aos calouros, o encontro Jornalismo e Indústrias Criativas: novas possibilidades de narrativas e campos de trabalho. O objetivo é colocar em evidência novas práticas de trabalho e mercados emergentes para quem é jornalista e aprofundar as possibilidades relacionadas à produção cultural e empreendedorismo.

O encontro acontece desde 2016 na abertura dos semestres. O formato,  com várias rodas de conversas, busca permitir aos convidados expor seus percursos. Nesta edição, eles falam sobre mercados, práticas criativas, possibilidades narrativas e trabalho. Com mediação dos professores Andrea Trigueiro, Dario Brito e Lula Pinto, os debates também propõem falar sobre o cruzamento entre produção criativa e cultural e a prática empreendedora.

Os debatedores são bem conhecidos da Unicap. Todos são ex-alunos da Universidade, formados em Jornalismo e enveredaram pela área das indústrias criativas, atuando com cinema, consultoria em comunicação, cultura e fotografia. O evento acontece a partir das 18h30, no anfiteatro do 3° andar do bloco G4 da Unicap.

Programação

Dia 20.01 | Mediação: Andrea Trigueiro e Dario Brito

Leo Tabosa – Pontilhado Cinematográfico | Assessoria Cultural Unicap

Leo Tabosa é diretor, escritor e gestor cultural. Formado em Jornalismo e em História pela Unicap, é especialista em História Regional do Brasil: Nordeste (Unicap), Pós-graduado em Produção e Gerenciamento de Evento (Faculdade Senac) e Pós-graduando em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco.

É diretor da Pontilhado Cinematográfico e Produções Culturais e Artísticas LTDA. Atualmente exerce a função de Assessor Cultural, também, pela Universidade Católica de Pernambuco. Entre outras atividades, é idealizador e diretor artístico do Cine Jardim – Festival de Cinema de Belo Jardim (PE) e da Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade (CE). Pela Pontilhado Cinematográfico produziu o documentário Tubarão (2013), a animação As aventuras do Menino Pontilhado (2016), o curta-metragem documental Baunilha (em pós-produção) e o curta de ficção Nova Iorque (em pós-produção). Também publicou livros, entre eles “As aventuras do Menino Pontilhado”, “Mandacaru Selvagem” e “Gravidade”.

Paulo Floro – Revista O Grito!

Jornalista, é um dos fundadores da Revista O Grito!, publicação online independente dedicada a cobrir os diversos assuntos da cultura pop como quadrinhos, música, cinema, literatura, artes visuais, moda e teatro. Com uma linguagem despojada e diversos colaboradores pelo país temos atualização diária com notícias, resenhas, entrevistas e reportagens especiais. Dentro do espectro da arte e do entretenimento pop, também debate assuntos relevantes dos dias atuais como mídia livre, feminismo, questões raciais e de gênero, ativismo jovem e representatividade LGBT. Busca ainda dar visibilidade à cena independente e autoral, em especial destaque para os artistas pernambucanos.

A revista foi fundada em 2008 por Paulo Floro, Fernando de Albuquerque e Alexandre Figueirôa. Hoje é administrada pela O Grito! Mídia e Produção, produtora cultural e editora que realiza projetos editoriais, publicações customizadas e projetos relacionados à arte, mídia e tecnologia.

Juliana Leitão – Casa de Máquinas

A Casa de Máquinas é um coletivo cultural fundado em 2013, um projeto de fomento, pesquisa, debates em Fotografia e áreas transversais. É desenvolvido pelos fotógrafos/as e pesquisadores/as Juliana Leitão e Miva Filho. O coletivo tem sede na Rua José de Holanda, 295, no bairro na Torre.

Em 2016 a Casa de Máquinas desenvolveu dois Projetos: Tertúlia Fotodocumental e O Velho/Novo Sertão Imagético, financiados pelo Funcultura/Fundarpe.

Juliana é jornalista, professora adjunta dos Cursos de Comunicação Social e Design do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE). Doutora em Comunicação (PPGCOM-UFPE) com o projeto: Fotojornalismo e questões contemporâneas (2012-2016). Atuou como fotojornalista de 2003 a 2011 nos jornais Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco.

Camila Pires – Instituto de Pesquisas Cananéia

Atua em comunicação interna e externa e assessoria de imprensa, tendo trabalhado no Grande Recife Consórcio de Transporte e, posteriormente, na Dupla Comunicação. Em 2015 começou a trabalhar no Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), no qual, além de assessora, é responsável pelas atividades de educação ambiental com a comunidade local e com os turistas. O instituto fica em Cananéia (SP). Hoje é um centro de reabilitação de animais marinhos.

Evaristo Filho e Fernando Carvalho – Videoporto Digital Signage

Fernando Carvalho é pós-graduado em Produção Executiva e Gestão da Televisão na FAAP-SP, com experiência em gestão de produção de audiovisual, telejornalismo e jornalismo impresso. Atualmente é Sócio-Diretor Comercial da VideoPorto Digital Signage e editor-chefe do JC360, núcleo de branded content do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Por quatro anos foi gerente de produção da Touareg Agência de Conteúdo, onde desenvolveu TVs corporativas, vídeos institucionais, documentários, séries e programas de TV para instituições públicas e privadas, em São Paulo

Evaristo Filho tem mais de 20 anos de carreira. A maior parte da sua trajetória foi dedicada ao meio televisivo, com passagens pela TV Tribuna, TV Guararapes (hoje TV Clube) e Rede Globo Nordeste, nesta foi onde passou mais tempo: 13 anos, atuando como repórter e apresentador. Desde janeiro de 2015, Evaristo atuava como secretário-executivo de Comunicação Governamental do Governo de Pernambuco. Foi indicado esta semana para assumir o cargo de diretor-presidente da TV Pernambuco.

A Videoporto Digital Signage é uma agência de comunicação especializada em mídia digital indoor, com capacidade para atuar nos mais diversos segmentos e oferecer uma programação sob medida e de acordo com a necessidade de cada cliente.

Neusa Rodrigues – Alumia Produtora Audiovisual

Neusa é jornalista, sócia da produtora audiovisual Alumia, junto com a jornalista Carol Vergolino e a advogada Daiane Dultra. Trabalhou no ramo do audiovisual em publicidade. A Alumia é produtora de conteúdo especializada em projetos para cinema e TV, com foco no projeto audiovisual inteiro, desde o processo de captação de recursos até a parte final, de produção executiva. Também fez parte da fundação do movimento Mulheres no Audiovisual de Pernambuco, que conta com outras realizadoras e produtoras.

 

21.02 | Mediação: Andrea Trigueiro e Lula Pinto

Pedro Severien – Diretor de cinema

Cineasta e ativista do campo da comunicação e da cultura. Formado inicialmente em Jornalismo, estudou cinema em Bristol, na Inglaterra, onde concluiu mestrado em realização audiovisual como bolsista do Chevening Programme. Seus trabalhos em curta-metragem – Loja de Répteis, Canção para minha irmã, Rodolfo Mesquita e as monstruosas máscaras de alegria e felicidade, entre outros – foram selecionados para dezenas de festivais nacionais e internacionais como Tiradentes, Kinoforum, IndieLisboa, Molodist, Clermont-Ferrand, Havana e Cartagena. Seu primeiro longa-metragem enquanto diretor, Todas as cores da noite, foi lançado no final de 2015. Pedro faz parte de coletivo audiovisual do Ocupe Estelita e integra outros movimentos sociais, como o Ocupe Cine Olinda. Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, ministra oficinas de roteiro e direção, e prepara-se para filmar seu segundo longa-metragem Fim de Semana no Paraíso Selvagem.

 

Ulisses Brandão – Viu Cine

É jornalista e cineasta. Trabalhou por dez anos na TV Jornal, onde desenvolveu especiais, como “Gonzagão” , “As Marias” e “Coque: um novo olhar”, vencedores do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo. Atualmente, dirige a produtora Viu Cine, especializada em conteúdo pra cinema e televisão. Na empresa, coordena as séries de animação “Além da Lenda” e “Pedrinho e a Chuteira da Sorte”, além do longa-metragem de ficção “Recife Assombrado”.

Rafael Marroquim – Rima Consultoria em Comunicação

Mestre em Comunicação e sócio-diretor da Rima Consultoria em Comunicação. Atua como consultor nas áreas de comunicação pública e política e desenvolve projetos culturais, a exemplos de séries para TV

Rosário de Pompéia – Le Fil

Mestre em Comunicação com foco em indústrias culturais, estudando a formação da mídia pernambucana e as suas relações de poder. Especialização em Ciências Políticas, graduada em Jornalismo pela Unicap. Teve experiências em assessorias de imprensa, portais, jornal impresso e foi uma das fundadoras do ombudspe- blog que monitorava a imprensa pernambucana. Trabalhou muito tempo com organizações sociais construindo com comunidades indígenas e quilombolas projetos focados em direito à comunicação. Há 10 anos, fundou a Lefil, empresa pioneira em soluções digitais para negócios.

Rute Pajeú – Grão Comunicação e Cultura

Atuou na Rede Globo e no Ministério da Cultura. Atualmente é sócia proprietária da Grão Comunicação e Cultura, um empreendimento criativo especializado em Gestão da Cultura, Assessoria e Consultoria para Projetos Culturais e Produção Artística. Formado por produtores, ativistas sociais, artistas e comunicadores, cuja finalidade é fazer da arte um elemento transformador da sociedade. Atua na elaboração de projetos de interesse social, gestão de projetos culturais, assessoria técnica de artistas e grupos culturais e para projetos corporativos.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário