Curso de Jornalismo e MPF/PE promovem oficina intitulada “MPF para jornalistas”.
|Mostrar a área de atuação do Ministério Público Federal e analisar falhas nas coberturas jornalísticas em que o órgão atua. Com estes objetivos, as assessoras da instituição Cláudia Holder e Flávia Pierangeli ministraram a oficina intitulada “MPF para jornalistas”, nesta terça-feira, dia 19, na sala 509 do bloco A, da Universidade Católica de Pernambuco. O encontro faz parte de uma série de palestras informativas sobre o trabalho do MPF/PE.
Promovido pelo curso de Jornalismo da Unicap em parceria com o Ministério Público Federal em Pernambuco, o encontro foi aberto por Cláudia Holder, que começou fazendo uma apresentação geral do papel do MPF. ” É preciso que vocês entendam como funciona o Ministério Público Federal e o que o diferencia dos demais Ministérios Públicos. O nosso papel está na promoção das ações penais públicas; defesa da ordem jurídica, do regime democrático, patrimônio nacional, patrimônio público e social, do meio ambiente, dos direitos e interesses da coletividade, especialmente das comunidades indígenas, da família, da criança, do adolescente e idoso”, disse ela. Os principais erros cometidos nas coberturas jornalísticas foram mencionados por Flávia Pierangeli. Para ela, o maior problema está na falta de um conhecimento jurídico básico por parte do jornalista. “Os erros estão diminuindo, mas ainda ocorrem alguns complicados. Os mais grosseiros são aqueles que podem confundir o entendimento do leitor. Como falar, por exemplo, que o MPF julgou uma ação, o Ministério Público Federal não julga nada, quem faz isso é a Justiça.”
Os participantes tiveram a oportunidade de participar de uma dinâmica de como tratar um release. “Eles terão contato com um material enviado por nós a todos os jornais. A nossa intenção é que todos levantem questões interessantes. Nós vamos ligar na hora para o procurador, para que ele responda as dúvidas levantadas”, comentou Flávia.
À noite, das 19h às 22h, os procuradores Luciano Rolim e Francisco Chaves dos Anjos Neto irão ministrar a palestra “O MPF no combate à corrupção”. Mais informações podem ser obtidas na secretaria do curso de Jornalismo da Unicap pelo telefone 2119-4145.