Curso de Jogos Digitais desenvolve projeto de extensão

Jogos 3
Fotos: divulgação

Com informações do curso de Jogos Digitais
Contar histórias através de filmes feitos com técnicas de animação para buscar a integração e lazer comunitários. Este foi o objetivo de um projeto de extensão desenvolvido pelo coordenador do curso superior tecnológico em Jogos Digitais da Católica, Breno Carvalho, e pelo aluno Heitor Marques. As atividades foram realizadas com o apoio do Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep) e tiveram como público alvo crianças da comunidade do Bode, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

Intitulado Anime sua História: Stop motion com técnicas de corte e colagem, o projeto promoveu aulas sobre o processo entre os meses de março e junho. Ao longo deste tempo, a turma elaborou um vídeo chamado O Bem-te-vi e o FeiticeiroO roteiro, os personagens  e os cenários usados na produção foram feitos pelas crianças.

Jogos 4“Eu achei fantástico acompanhar  o desenvolvimento dos trabalhos  e o interesse  das crianças em um projeto do qual eles são protagonistas. Conversando com alguns  foi possível perceber a empolgação e como foi importante para a autoestima deles”, revela Adriana Souza, coordenadora do Ismep.

Para o aluno do 5º módulo do curso de Jogos Digitais, Heitor Marques, a participação no projeto foi gratificante. “Eu gostei bastante porque pude colocar em prática o que aprendi em sala de aula, além de poder ver o interesse das crianças desenharem os personagens, criarem a história e aprenderem técnica da animação em stop motion. Isso me deixou muito feliz”.

jogosA coordenadora de Extensão da Unicap, Prof.ª Dr.ª Odalisca Cavalcanti de Moraes, destaca que o projeto possibilitou para a comunidade a descoberta de uma nova tecnologia com o exercício de dotes artísticos. “Os alunos ficavam perguntando quando o ‘tio Breno’ irá voltar para continuar as oficinas. As oficinas motivaram uma maior interação entre eles, o que contribui para ampliação do ciclo de amizades e o fortalecimentos de outras”.

O projeto recebeu fomento do Edital de Extensão 2016 da Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa).