Curso de História da Católica é um dos mais conceituados do Nordeste

Os “feras” que se inscreverem no vestibular 2011.2 para fazer o curso de História da Universidade Católica de Pernambuco vão estudar em um dos mais conceituados cursos de História do Nordeste. As inscrições podem ser feitas até esta terça-feira (28) no www.unicap.br. A taxa custa R$ 80. Os candidatos podem realizar a prova, que acontece no dia 9 de julho, ou usar a nota do Enem dos anos de  2009 ou 2010, desde que tenham feito a redação. Mais informações pelo fone 2119.4143 ou pelo email coave@unicap.br. Confira abaixo mais informações sobre o curso de História da Católica.

Objetivos

O curso de Licenciatura Plena em História objetiva formar professores dos ensinos Fundamental e Médio, apoiados em uma cultura geral que possibilite estabelecer um diálogo maduro e eficaz com outros campos dos conhecimentos humano e científico. O curso foi estruturado para oferecer sólida formação nas áreas, campos de estudo e investigação da História, o que, aliado ao conhecimento pedagógico, possibilita a inserção do profissional na realidade que o cerca.

Perfil Profissional

Objetivamos formar profissionais que, no desempenho da docência em História, ajam de acordo com as exigências éticas e morais decorrentes de sua atividade. E, como profissionais integrais, empenhem-se na produção e socialização do conhecimento sobre as múltiplas trajetórias empreendidas pelas sociedades humanas, particularmente pela brasileira, de forma que o conhecimento histórico fundamente o exercício da cidadania e seja posto a serviço do bem social.

Mercado de Trabalho

O licenciado em História está habilitado para atuar nos ensinos Fundamental e Médio, e para desenvolver estudos e pesquisas que na (re)produção do conhecimento histórico. Seu campo de atuação transcende o exercício da docência, uma vez que o historiador pode trabalhar em museus, editoras, assessorias de rádio, televisão, jornal, empresas e ONG’s e órgãos públicos gestores de patrimônio cultural, bem como na pesquisa em arquivos e bancos de dados.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da Unicap, aprovadas pela Resolução CONSEPE/Unicap nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela Unicap, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Supervisionado

O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

• Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-Culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/Unicap foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com  bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  bolsas do PIBIC/CNPq e bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) por demanda espontânea.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela Unicap visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa instituição de ensino superior nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional.  Por outro lado, a Unicap recebe estudantes estrangeiros das instituições de ensino superior conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.