Curso de Fotografia: Nota 5 do MEC, a excelência no ensino, pesquisa e extensão

O curso superior tecnológico de Fotografia da Unicap lança a 13ª edição da Revista Unicaphoto. A publicação faz um balanço das ações de ensino, pesquisa e extensão dessa graduação que, pela segunda vez, conquistou a nota máxima do MEC. O Boletim Unicap reproduz logo abaixo o editorial da revista assinado pela coordenadora do curso,  a Profª Renata Victor.

Nota 5 do MEC, a excelência no ensino, pesquisa e extensão

Chegamos a 13ª edição da Unicaphoto, uma revista que foi pensada para incentivar a produção acadêmica e artística dos alunos do curso de Fotografia da Unicap. Nesses 6 anos de existência, testemunhamos a criação e a formação de 4 turmas da especialização “As Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual”, de 5 turmas do curso de extensão “Ganhando Asas através da Comunicação e da Arte” e 4 edições da “Gincana do Saber Fotográfico”; a consolidação dos 7 anos do Prêmio Alcir Lacerda e do Fotovídeo; 20 cursos de extensão; 3 grupos de estudos; e a realização de várias exposições e atividades de Interdisciplinaridade e Transversalidade. Acreditamos que essas iniciativas incrementam a formação dos nossos alunos, ao inseri-los num universo mais amplo e rico do que o da sala de aula. Esse resultado corresponde ao esforço contínuo de ofertar o melhor no ensino, pesquisa e extensão. Para isso contamos com um corpo docente com vasta experiência acadêmica, mas também no mercado, com à infraestrutura e o corpo de funcionários da universidade, têm feito com que os nossos alunos se dediquem à iniciação científica e se destaquem no cenário universitário nacional, com a obtenção de 10 prêmios conferidos pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

E para coroar essa retrospectiva, temos a satisfação de anunciar que pela segunda vez obtivemos a nota máxima na avaliação do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia, pelo MEC. Nesses quase dez anos de curso, já passamos por três avaliações – em 2012, quando só tínhamos formado apenas uma turma, recebemos nota 3; em 2015, recebemos 5, a nota máxima; e agora, em agosto de 2019, repetimos a nota. Para nós, esse novo 5 é ainda mais especial, porque o instrumento de avaliação do MEC foi atualizado em 2018, e conseguimos reafirmar que temos um curso de excelência. Seja na metodologia antiga, seja na atual, atendemos as 3 dimensões (Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura) e os 33 indicadores. Esse resultado corresponde ao esforço contínuo de ofertar o melhor no ensino, pesquisa e extensão. Temos como missão a valorização e o fortalecimento da fotografia e a formação de egressos com iniciativas empreendedoras, inovadoras, críticas e que revelem compromissos éticos e sociais.

Ressalto, entretanto, que a nota 5 não nos faz acomodar, muito pelo contrário, nos impulsiona para novos desafios. Na oportunidade, agradeço a nossa querida aluna Alícia Cohim que assinou a diagramação das três últimas edições e dou as boas-vindas ao designer João Bosco, que nos presenteia com um novo projeto gráfico.

Sem mais delongas, convido os leitores para uma edição riquíssima em ensaios e textos de professores, alunos, ex-alunos e colaboradores.