Curso de Fonoaudiologia conquista conceito 4 do MEC

Não poderia haver presente de Natal melhor para quem faz parte do curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco. A graduação conquistou conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5, na avaliação institucional realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Os representantes do ministério estiveram na Unicap entre os últimos dias 13 e 15 de dezembro. A avaliação foi feita por duas professoras, sendo uma da Universidade de São Paulo (USP) e a outra da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Elas analisaram a organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações físicas oferecidas pela Católica.

A coordenadora do curso,  professora Maria Luíza Timóteo, vibrou com o resultado. “Foi um trabalho de equipe. Senti-me apoiada pelos colegas, pelo CCBS (Centro de Ciências Biológicas e Saúde, ao qual o curso está ligado) e pela Universidade como um todo.  Sempre recebi a colaboração dos diversos setores quando precisei reunir dados para apresentá-los. Comprovei mais uma vez que a nossa instituição funciona muito bem”.  Ainda de acordo com Maria Luíza, a graduação na Católica existe desde 1977, foi o primeiro curso de Fonoaudiologia do Norte/Nordeste e durante mais de 20 anos o único dessas regiões.

Atualmente, o curso de Fono conta com oito professores, todos com mestrado e doutorado, e possui em sua estrutura uma clínica-escola que presta diversos serviços à comunidade. Sob a supervisão de professores, a população tem acesso a exames e tratamentos difíceis de serem encontrados no Sistema Único de Saúde (SUS) realizados por estudantes nas áreas de audiologia e otorrinolaringologia. Um deles é o chamado Teste da Orelhinha, aquele em que o recém-nascido é submetido a um estímulo sonoro para verificar o funcionamento da cóclea, que faz parte do ouvido interno. Uma lei federal tornou o procedimento obrigatório em todas as unidades de saúde do país.

A Clínica da Católica também dispõe do exame de equilíbrio, no qual é possível diagnosticar labirintite. Os equipamentos da Universidade estão entre o que há de mais moderno. Um deles analisa o potencial evocado auditivo do tronco cerebral. Traduzindo:  é o exame que avalia as respostas auditivas do nervo auditivo que prossegue até o meio do cérebro. No campo da otorrinolaringologia, são oferecidos exames de videolaringoscopia e nasofibroscopia. Em terapia fonoaudiológica, a Católica presta atendimento em linguagem, voz e motricidade orofacial. A capacidade da Clínica é de atender 400 pessoas por mês. A triagem é de graça. No caso das sessões terapêuticas, as consultas custam uma taxa simbólica de apenas R$ 8,00. Alguns exames podem sair por R$ 30,00. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119-4137.

One Comment