Curso de Fisioterapia promoverá mesa-redonda sobre câncer de mama

O curso de Fisioterapia promoverá, na próxima segunda-feira (09), uma mesa-redonda com uma equipe multiprofissional da área de saúde com o tema “Visão integrativa de profissionais da área de saúde na prevenção e tratamento do câncer de mama”. O objetivo é mostrar a importância da prevenção, a necessidade de tratamento e a relevância de ser acompanhado por um profissional de saúde.

A Clínica de Fisioterapia da Unicap, a Corpore Sano, atende mulheres que já tiveram câncer de mama e lá é  feita uma avaliação funcional. A partir dessa verificação, é possível abordar algumas limitações funcionais.

Dona Marluce de Morais foi diagnosticada com câncer de mama em 2010. Como consequência, ela perdeu alguns movimentos nos seus braços.

Procurou a clínica e acredita que o resultado vem sendo muito positivo.”Eu não levantava os braços. Hoje, eu levanto. Não fazia certos movimentos que qualquer pessoa poderia fazer. A fisioterapia me ajudou com movimentos e o resultado está sendo excelente”, comemorou.  Segundo a professora do curso de Fisioterapia, Teresa Vieira, as complicações podem ocorrer e a fisioterapia é fundamental para que haja uma abordagem tratando de queixas das pacientes e uma reabilitação para que consiga o principal objetivo, a funcionalidade dessa paciente, uma melhor qualidade de vida e autonomia para a mulher que teve o câncer.

O evento, além de ser de utilidade pública, também será um meio de comemorar antecipadamente o Dia do Fisioterapeuta e do profissional de terapia ocupacional, que sempre é celebrado no dia 13 de outubro. Teresa acredita que a escolha do tema é muito relevante e convida a todos para participarem do evento.
A mesa-redonda, que será aberta ao público, acontecerá das 9h30 às 11h30, no auditório Dom Helder Camara, no bloco A da Unicap.