Curso de Filosofia tem novo coordenador

O novo coordenador do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco é o Padre José Marcos Gomes de Luna. Ele é docente desta graduação há três anos, quando o projeto de formação filosófica e teológica dos seminaristas de dioceses de Pernambuco e de outros estados do Nordeste começou a ser feita na Unicap.

Mestre em Filosofia da Linguagem pela Universidade Federal de Pernambuco, Padre Marcos está concluindo o doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele desenvolve tese sobre a Teoria do Juízo, a partir de Bertrand Russell. Ele concilia a vida acadêmica com a rotina de padre trabalhando na Paróquia do bairro das Graças, no Recife.

Mas antes de se mudar para a capital pernambucana, o padre diocesano atuou em três paróquias ligadas à Diocese de Palmares: Tamandaré, Rio Formoso e Ribeirão. Natural da cidade de Cupira, Padre Marcos viveu a infância no campo. Ele é ex-aluno do próprio curso de Filosofia, graduou-se em 2005.

“Estou encarando a nova fase como desafio e com alegria devido a aceitação das professoras e professores. A acolhida, a motivação têm sido bastante satisfatórias. Rico em aprendizado e de laços. É um misto de alegria e de aprendizado”, disse ele.

Padre Marcos explicou que entre as prioridades da gestão estão a busca pela aprovação do Mestrado em Filosofia e pelo lançamento da Licenciatura em Filosofia pelo sistema de Educação à Distância (EaD). A previsão é de que a nova graduação deva ser lançada já no Vestibular 2019.