Curso de Extensão promove inclusão de jovens com Síndrome de Down

Equipe de professores. Fotos: divulgação

A Católica está com inscrições abertas para o curso de extensão Ganhando Asas através da Comunicação e da Arte. São 15 vagas para jovens acima de 18 anos com Síndrome de Down ou com outros tipos de deficiências intelectuais. O curso tem uma proposta interdisciplinar com cinco módulos: Foto e Vídeo, Jogos Digitais, Produção Publicitária, Jornalismo Web e Música.

As aulas serão ministradas por professores da própria Católica. Os alunos vão desenvolver as atividades em dez tablets e em dez câmeras fotográficas, fornecidas pela empresa de geração de energia elétrica E-Brasil, parceira da Unicap juntamente com a empresa de projetos sociais Regra 3. As empresas vão selecionar cinco inscritos para receber bolsas de 50%.

A coordenadora do curso, Professora Renata Victor, explica que a iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão. “Muitos jovens não têm mais faixa etária que se enquadre nas escolas regulares. Por isso, esse curso é uma maneira de incluirmos de forma mais ampla, abrindo as portas do ambiente universitário. A grade interdisciplinar é uma maneira de provocar mais estímulos para eles”

Renata conta ainda que o projeto vai ter o acompanhamento da psicopedagoga Flávia Ferraz, que atua no Colégio Apoio. Haverá ainda dois auxiliares para acompanhar os alunos nas movimentações dentro do campus da Unicap (Karina Medeiros e Mirtes Suann). “Vai ser um aprendizado muito grande para todos nós que vamos lidar com diferenças”.

A equipe conta ainda com doze estudantes da Católica, dos cursos envolvidos no projeto, que vão trabalhar como voluntários: Bertoldo Kruse Grande de Arruda Neto, Bianca Pinto Castor, Camila de Sousa Machado, El Hana Filipides, Gabriela Passos de Oliveira Melo, Júlio Cesar de Araujo, Lara Jardim Ferraz G de Araujo, Marcus Vinicius De Souza Soares, Mariana Pedrosa de Lira, Olívia Cardoso Cozendey, Shilton Alan Santos Araújo e Vinícius Botelho Gaudêncio de Melo.

As aulas começarão no dia 15 de agosto e seguirão até 13 de dezembro, sempre às terças, quartas e quintas no horário das 8h às 12h. As atividades irão acontecer no bloco E. A carga horária total é de 192 horas. O corpo docente é formado por Andrea Trigueiro, Cristiano Ferraz, Germana Soares, Filipe Falcão, Janaína Calazans, Juliana Miranda e Thelma Guerra.

Até o próximo dia 31 de julho, o valor da inscrição é de R$ 605,44. Depois dessa data o valor fica em R$ 630,00. Além do valor da inscrição, o curso tem mais três parcelas mensais de R$ 605,44. As inscrições devem ser feitas pelo www.unicap.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2119-4242.