Curso de Engenharia Química reativa equipamentos

Planta Didática reativada
Planta Didática de Automação Industrial

O semestre letivo começou com novidades no curso de Engenharia Química. As aulas ganharam um atrativo a mais com a reativação da Planta Didática de Automação Industrial. O equipamento simula etapas de processos na indústria trazendo para os laboratórios da Unicap a prática das empresas.

Wagner
Wagner: foco na automação

“Esta máquina é a única de Pernambuco que permite mudanças de técnicas de controle durante a operação. Ela mostra o que os alunos irão encontrar nas empresas “, explica o coordenador do curso, Profº Wagner Eustáquio. A Planta está sendo usada por estudantes do 8º período.

A reativação da Planta Didática atende às necessidades da nova grade curricular, que tem disciplinas focadas na automação, uma exigência cada vez mais presente no mercado de trabalho da área. Diante desta tendência, a Universidade contratou quatro professores com este perfil.

Professores 2
Renovação do quadro docente

Os resultados práticos já podem ser vistos nos laboratórios. Uma nova Planta foi desenvolvida e construída por professores e alunos voluntários na própria Universidade. “Adquirimos tudo em materiais transparentes para facilitar a visualização e potencializar o aprendizado”, disse o professor Jorge Bezerra de Lima Filho que coordenou o projeto. “A Católica comprou as peças e montamos tudo aqui. Isso representou uma redução de custo de 80%”, ressaltou Wagner.

O equipamento controla o nível de líquidos por meio de uma válvula ou com um inversor de frequência, o que dispensa o uso de compressor e, consequentemente, reduz gastos com energia elétrica. A Planta construída na Católica é multifuncional e se adapta à necessidade da aula. “O próprio aluno pode configurá-la. Isso agrega conhecimento técnico ao estudante”, disse Jorge.

Victor pose
Victor: aprendizado prático no começo do curso

Seis alunos participaram da iniciativa. Victor Porto, 18 anos, aluno do 3º período, é um deles. Foi Victor quem elaborou o projeto. O estudante usou o Solid Works, software 3D bastante utilizado na indústria. “É muito bom aprender a mexer nesses programas de modelagem 3D logo no início do curso e de forma tão fluente. Está sendo uma experiência muito positiva”.