Curso de Engenharia Ambiental promove Aula Inaugural

O curso de Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco realizou na noite desta quarta-feira (15), na sala 113 do bloco D, as boas-vindas aos novos alunos do turno da noite. A programação contou com palestra sobre  “A Engenharia Ambiental e seus desafios”.

O coordenador do Curso, José Edson, falou sobre o objetivo da temática da noite.”Nosso palestrante, José Luis Loureiro, dará, para os alunos, uma visão do mercado de trabalho e dos desafios que encontramos na profissão. Em 2016, a revista Forbes publicou uma matéria falando sobre os cinco cursos que estarão em destaque até 2020. Engenharia Ambiental é um deles. Então, ele vai poder dar essa motivação para os alunos”.

José Loureiro, presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais de Pernambuco, ressaltou a importância da Associação, que  tem uma atuação muito grande dentro do CREA-PE, em vários setores, sendo o principal a sustentabilidade. “É uma tecla importante a ser batida desde o início.” A palestra focou bastante em mostrar as origens da Engenharia. De onde veio, onde está e para onde vai. “Nós vamos focar, dentro da engenharia, um panorama de como ela surgiu, a partir de dados históricos. Depois da década de 1970, que é onde começam os movimentos ambientais pelo mundo, é que surge a necessidade de se criar uma nova disciplina para ordenar toda essa área ligada à sustentabilidade. Então, vamos apresentar esses contextos históricos e falar de como está a Engenharia Ambiental no Brasil, em Pernambuco, e quais as expectativas para o futuro da profissão.”