Curso de Direito promove Semana de Atualização de Direitos Humanos e Direitos Civis

Foto: Marcos Lacerda

Direitos humanos da pessoa idosa, direitos humanos das mulheres refugiadas, direito e religião, mutilação de mulheres, ordenamento jurídico brasileiro e crise humanitária dos refugiados foram temas discutidos na Semana de Atualização de Direitos Humanos e Direitos Civis, evento promovido pelo curso de Direito da Católica. “Estou feliz pois o evento deste ano está tratando também sobre direitos humanos. Este é um assunto presente na vertente desta Universidade: a preocupação com o outro”, disse a professora Rosângela Lira ao abrir sua palestra sobre Mutilação Feminina.

“A Semana de Atualização de Direito Civil foi uma grande oportunidade para refletirmos acerca da dignidade da pessoa humana, como a proteção que é dada à pessoa idosa, por meio de tratados, jurisprudência, doutrina e estatuto. Sendo importante destacar os direitos humanos das mulheres refugiadas, que sofrem com a violência sexual, falta de segurança, baixas condições de higiene nos campos de concentração, mutilações, além do choque cultural e da rivalidade entre religiões que atingem os refugiados”, contou a estudante do 4º período de Direito, Maria Karolina Andrade.

Foto: Marcos Lacerda

Júlia Lamenha, que também está no 4º período do curso de Direito, falou sobre a relevância dos temas abordados, “É necessário que as pessoas se  conscientizem dos direitos humanos fundamentais proporcionados aos idosos, que a mulher deixe de ser vista como objeto sexual e que a sua integridade seja mantida, uma vez que todos os indivíduos devem ser vistos com dignidade, dentre outros assuntos tratados durante o evento que devem ser analisados minuciosamente”, disse.