Curso de Direito empossa nova coordenadora e presta homenagem a ex-coordenadores

O Reitor da Católica Padre Pedro; a Pró-reitora Acadêmica, professora Aline Grego e o diretor do CCJ, professor Jayme Benvenuto

O encerramento das comemorações dos 50 anos do curso de Direito da Unicap foi em grande estilo. Na cerimônia, realizada na noite de quarta-feira (11), no auditório G2, houve a transmissão do cargo de coordenador do curso do professor Marcelo Labanca para a professora Catarina Almeida e a entrega de medalhas do Jubileu de Ouro a todos os ex-coordenadores do curso.

O dia 11 de agosto não foi escolhido por acaso, neste dia há 183 anos por lei do imperador Dom Pedro I, foram criados, simultaneamente, os dois primeiros cursos superiores do Brasil, um na cidade de São Paulo (Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo) e outro em Olinda (Faculdade de Direito de Olinda), que se transferiu para Recife em 1854.

A mesa da solenidade foi composta pelo Reitor, Padre Pedro Rubens; pela Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego; pelo Diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), professor Jayme Benvenuto; pela nova coordenadora do curso de Direito, professora Catarina Oliveira;  pelo ex-coordenador Marcelo Labanca; pelo representante da OAB, Jaime Asfora; e pelo representante do UPE, professor José Guido.

Padre Pedro abriu a cerimônia, ressaltando a importância dessa data para a cidade: “Espero que um dia essa cidade que respira Direito, respire também justiça”. Falou também da deficiência do sistema educacional brasileiro e enfatizou que a Católica não existe para perpetuar essa história, e sim para mudá-la.

Após a palavra do Reitor, o Diretor do CCJ lembrou que curso de Direito ao longo desses 51 anos é uma referência de humanismo e qualidade. O professor Jaime Benvenuto falou um pouco sobre a despedida do professor Labanca, que esteve à frente da coordenação do curso durante três anos. A funcionária do CCJ Ana Lúcia prestou uma homenagem ao ex-coordenador lendo um trecho do livro “O Pequeno Príncipe” que diz:  “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

A entrega das medalhas do Jubileu de Ouro aos ex-coordenadores foi feita pelo Reitor. A professora Mirian de Sá Pereira recebeu uma homenagem especial, além de ter sido citada com muito carinho em todos os discursos da noite. Outra homenagem especial foi para o professor Carlos Alberto de Brito Lyra, que recebeu a medalha por reconhecimento público aos seus mais de 40 anos de magistério e serviço prestado ao curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco.

Depois da entrega das medalhas, foi feita oficialmente a transmissão do cargo de coordenador do curso de Direito. O professor Labanca fez seu discurso de agradecimento, seguido pelo representante da OAB, que deu as boas-vindas à professora Catarina Oliveira. Ela, por sua vez,  fez um discurso emocionado, agradecendo a sua família, seus colegas de trabalho e disse que a professora Mirian era o exemplo que ela iria seguir enquanto estivesse à frente da coordenação.

A professora Catarina Almeida está muito feliz com a nova missão: “E estou feliz também por que a Católica tem uma equipe de funcionários que se entendem e buscam o mesmo objetivo, que é expandir a Universidade para que ela seja a referência que é cada vez mais”.

Encerrando a solenidade, o Reitor disse que nesta noite ninguém falou de trabalho, ou de cargos, fez-se um testemunho sobre a vida, e sobre a qualidade humana das pessoas que compõe o curso de Direito.

Confira a lista os homenageados:

Pe. Pedro Esmeraldo de Meso, S.J. (in memoriam)
Prof. Antônio Grangeiro Xavier
Prof. Francisco de assis Rosa e Silva Sobrinho
Pe. Arno Maldaner, S.J.
Prof. Rorinildo da Rocha Leão (in memoriam)
Prof. José de Moura Rocha (in memoriam)
Prof. Pe. José Fernando Pereira Borges
Prof. João Franco Muniz da Rocha
Prof. Aluysio José Pereira Braga
Profa. Mirian de Sá Pereira
Prof. Ubiratan de Couto Maurício