Curso de Ciências Contábeis promove visita à empresa de contabilidade

Coordenador e alunos do curso acompanhados por Campos durante visita

Para intensificar o ensino acadêmico visto em sala de aula, é necessário que o estudante esteja inserido em atividades extracurriculares, estágios, entre outras experiências. Atualmente, isso é primordial para que o aluno adquira um sucesso profissional. Dessa forma, o curso de Ciências Contábeis da católica oferece oportunidades para que seus alunos obtenham novas visões de mercado, realizando visitas a setores da profissão.

Na quarta-feira (19), o coordenador do curso, Josiel Barbosa, organizou duas atividades externas para os seus alunos. A primeira ocorreu no turno da manhã, em uma visita ao Centro Social Dom João Costa, localizado no Alto José do Pinho, com alunos do 7º período. Já a segunda aconteceu durante à tarde, feita com os iniciantes na graduação e destinada à empresa Campos e Garcia Consultores e Contadores, situada no Prado.

“É interessante promover essas atividades, pois os alunos passam a ter acesso ao cotidiano da atuação profissional. A intenção é mostrar a aplicação de uma contabilidade”, afirmou Josiel. Para os estudantes do 1º período, o coordenador optou pelo escritório por se tratar de um ambiente onde há um trabalho vinculado a várias empresas.

Eestudante adquiriu nova visão com a atividade

A estudante Juliane Gama estagia no escritório do pai. Mas, apesar disso, ela não titubeou ao decidir visitar um novo local de trabalho. “É importante ver o funcionamento de um outro ambiente. Deu para entender mais sobre as funções. Gostei de ver o procedimento de como eles guardam os arquivos dos clientes”, explicou a aluna.

O professor de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pernambuco José Garcia é um dos quatro sócios da consultoria Campos e Garcia. Ao todo, a empresa atende 140 clientes e conta com uma equipe formada por 40 colaboradores. Um dos líderes da empresa, José Gonçalves Campos, elaborou uma apresentação que abrangeu diversos assuntos e perspectivas sobre a profissão.

Para iniciar, ele listou uma série de siglas necessárias ao conhecimento dos estudantes. Formado em Economia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco, o consultor traçou um relato de sua história profissional.

A partir de uma pesquisa feita pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em 2008, Campos ilustrou dados quantitativos sobre a profissão. Um deles foi o percentual mais elevado de escritórios individuais em relação à quantidade de empreendimentos formados por dois ou mais sócios. “Você em um trabalho individual centraliza tudo. Isso acarreta uma limitação, que impede o crescimento. Para se fazer todo o trabalho de um contador, requer muito serviço. Portanto, é necessário delegar mais atividades e profissionais”, afirmou.

Alunos observam o funcionamento do espaço

Segundo ele, a profissão está em um valorizado momento. Pela primeira vez, um presidente da República comparece ao 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que aconteceu em 2008, com a presença do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. “A profissão é excelente. O mercado é amplo e está aquecido, principalmente em Suape. O cliente precisa de nós todo mês”, reforçou. Campos ainda falou sobre a contribuição dada pelos avanços tecnológicos ao aumento da produtividade do trabalho.

A experiência serviu como um estímulo para Álvaro

Na ocasião, também foi mencionada a diferença da atuação em setores privado e público. O aluno Álvaro José vai começar a estagiar no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). “A visita foi bastante esclarecedora e estimulante. A oportunidade faz com que nós criemos uma nova visão sobre a profissão. Conhecer novos ramos é muito importante”, destacou Álvaro.