Curso de Ciência da Computação promove II Workshop de Tendências Tecnológicas da Católica
|Os aficionados por tecnologia e computação estiveram reunidos na noite desta quinta-feira(2), no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco, para o II Workshop de Tendências Tecnológicas – WTT’13, promovido pelo curso de Ciências da Computação da Unicap. O encontro teve o objetivo de mostrar as perspectivas de profissionais e empresas sobre plataforma de desenvolvimento e sistemas computacionais. Participaram do evento o desenvolvedor de software Alexandre Cisneiros, o engenheiro de Sistemas Daniel Ferreira e o professor da UFPE Antonio Luiz Cavalcanti. O evento contou com o apoio do curso de Jogos Digitais, do BlackBerry Dev Group Recife e do Cesar
Você pode ser usuário experiente do Windows8, do IOS, Android ou até mesmo do Blackbarry10, tudo bem. Contudo, as atualizações constantes desses sistemas, nos obrigam a estar a todo o momento buscando conhecer melhor essas plataformas. Na palestra ministrada pelo desenvolvedor Alexandre Cisneiros, ele focou nas tecnologias utilizadas pelos dispositivos móveis, com a tecnologia HTML5, que era utilizada apenas para desenvolver sites, mas agora está sendo programado cada vez mais em smartphones e tablets. “Vou mostrar o poder dessa ferramenta acessível a todos os presentes na platéia, apresentando a revolucionária plataforma Blackybarry10 que usa o HTNL5 em uma de suas formas de programar”, falou Alexandre. Esse sistema foi lançado em janeiro e entrou no mercado com o número de 70 mil aplicativos. Ele foi totalmente refeito em menos de dois anos. O sistema é focado em mobilidade e usabilidade, para pessoas que não podem perder tempo nesse mundo cada vez mais competitivo. Mas engana-se quem pensa que a plataforma é voltada exclusivamente aos negócios. “O diferencial é que seu foco não é somente no mundo corporativo mas veio para ser um grande concorrente do IOS e do Android”, afirmou Cisneiros.
A palestra do professor Daniel Ferreira tratou de novidades sobre o Windows 8. Ele mostrou o que mais mudou nesse sistema, que foi totalmente reformulado nessa nova versão lançada em outubro de 2012. “Pesquisas da consultora IDC confirmam a superioridade do Android, como plataforma nos smartphones, pelos próximos cinco anos, mas a IDC acredita que a fatia de 61% de mercado reduzirá para os 52,9% no final de 2016. O IOS da Apple deverá perder ainda mais mercado, dos 20,5% deste ano para os 19% em 2016. Já o Windows Phone deverá crescer à segunda posição dos celulares em 2016, com 19,2% de participação, isso se deve aos mercados emergentes”, afirmou Daniel, defendendo que no futuro se destacarão aqueles que apostarem na plataforma da Microsoft.
Telefones celulares mais parecem computadores, tablets mais potentes invadem o campo coorporativo, óculos inteligentes que mudam literalmente a forma de ver o mundo. A tecnologia está imersa em uma revolução que deverá transformar para sempre a relação dos usuários com os aparelhos. Essa nova paisagem tecnológica foi abordada pelo professor Antonio Luiz Cavalcanti. Ele falou ainda sobre as novas tendências para o próximos anos, a evolução das plataformas de processamento e sobre o consumo energético consciente na área da computação.