CTCH e IHU realizam I Semana de Humanismo e Cidadania

A I Semana de Humanismo e Cidadania da Universidade Católica de Pernambuco, iniciou na segunda-feira, 19/11, no Auditório G1, primeiro andar do bloco G, da Unicap, com as Comunicações Discursivas dos estudantes da disciplina Humanismo e Cidadania, do turno da manhã, dos cursos de Direito, Administração, Publicidade, Enfermagem, Fisioterapia e Engenharias.

O evento faz parte do Projeto Piloto, implantado neste semestre 2018.2, com o objetivo de aperfeiçoar a metodologia e incentivar o protagonismo crítico e reflexivo dos alunos na aquisição do conhecimento.

Foram apresentados os resultados das pesquisas realizadas nas seguintes instituições: Instituto Wilma Lessa; Fundação Fé e Alegria; Centro POP; Associação de Parkinson de Pernambuco, NACC; Instituto Padre Venâncio; FUNAI; Comunidade dos Pequenos Profetas; Capibar; Movimento Pró-Criança; Quilombo Marielle Franco; Samaritanos; APAE Recife; Galpão de Meninas e Meninos de Santo Amaro; Casa da Piedade, e o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz.

Para Katia Amaral, aluna do Curso de Enfermagem, o trabalho possibilitou a compreensão da teoria estudada em sala de aula: “Passamos a conhecer e entender melhor o que é o Humanismo. Não se pode ver apenas o lado dinâmico das instituições, mas a parte humana também”.

Sobre os benefícios para a formação profissional, o aluno do Curso de Administração, Marcos Barbosa, afirmou que “o trabalho trouxe uma experiência muito boa, pois deixamos nossa zona de conforto e conseguimos compreender mais os problemas da sociedade”.

A Semana de Humanismo e Cidadania terá continuidade no dia 22, quinta-feira, das 11h10 às 16h, no Auditório Dom Helder Camara, térreo do bloco A da Católica, com as Comunicações Expositivas dos estudantes, constituídas de pôsteres e audiovisuais. No dia 26, as 11h, no Auditório G2, primeiro andar do bloco G, da Universidade.

O evento será encerrado com a palestra “Logística Reversa e Sustentabilidade”, ministrada pelo representante do Movimento Nacional dos Catadores, José Cardoso.

O projeto de reformulação e implantação de novas metodologia para disciplina Humanismo e Cidadania é uma parceria entre o Centro de Teologia e Ciências Humanas – CTCH; Curso de Teologia e o Instituto Humanitas Unicap – IHU, e deverá alcançar, até 2019.2, as turmas de todos os cursos de graduação da Católica.