Boletim Unicap

Crianças com microcefalia podem ser atendidas na Clínica de Fonoaudiologia da Católica

Fono 2
Equipe de professores do curso de Fono orienta alunos nos atendimentos

O crescimento da epidemia de microcefalia em Pernambuco tem cada vez mais demandado atendimentos na rede pública e privada de Saúde. A Clínica de Fonoaudiologia da Católica é uma das opções onde as famílias com bebês vítimas da malformação congênita podem buscar ajuda. “Há anos que nós já atendemos crianças com alterações neurológicas e reafirmamos o nosso compromisso com os bebês vítimas da microcefalia”, disse a coordenadora da Clínica, professora Maria da Conceição Silveira.

Fono 3Os serviços oferecidos nas dependências da Católica contam com a participação de estagiários do curso de Fonoaudiologia sob a supervisão de professores e estão organizados em audiologia e terapias. No primeiro é possível fazer o Teste Bera (um procedimento eletrofisiológico com eletrodos parecido com o ecocardiograma) e o Teste da Orelhinha, este exigido por lei para recém-nascidos e considerado o mais importante na saúde fonoaudiológica.
“É o que nós chamamos de ‘passa-falha’. Se ele detectar alguma alteração, a criança não responder ao estímulo, torna-se necessário uma bateria de exames para um diagnóstico aprofundado”, explicou o professor Paulo Freitas ao mencionar que esse tipo de atendimento é feito às terças e sextas, das 15h às 18h.

A microcefalia é uma malformação neurológica que acarreta em vários outros problemas para os bebês. Há mudanças na linguagem, motricidade, sucção, deglutição, mastigação e fala. “Nós verificamos ainda um atraso cognitivo”, disse a professora Nadia Azevedo.

As atividades terapêuticas desenvolvidas na Clínica também abrangem os pais. “Damos orientações a toda a família para que ela possa dar continuidade ao que é visto aqui nos nossos serviços. A prática constante do que é ensinado aqui é muito importante para a evolução da criança”, explicou a professora Márcia Rejane. As terapias são feitas em dias úteis pela manhã e à tarde, menos nas quartas-feiras.

A Clínica de Fonoaudiologia da Católica funciona no 6º andar do bloco B. Para a realização dos atendimentos é cobrada uma taxa com valores bem abaixo dos praticados no mercado. Também é necessário um agendamento. O telefone da Clínica é o 2119-4137.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário