Crescimento do turismo em Pernambuco por conta de romarias e festas de Frei Damião é tema de dissertação
|O processo de beatificação de Frei Damião e o consequente crescimento do turismo religioso em Pernambuco foram temas de estudo do mestrando Nadjairo Francisco Chaves, do Programa de Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco. A dissertação vai ser defendida nesta quarta-feira (2), às 14h, no anfiteatro do bloco G4, localizado no 3º andar.
A pesquisa traz ainda informações históricas sobre as tradicionais festas e romarias em homenagem ao religioso. A trajetória da vida de Frei Damião, bem como sua morte e os processos de beatificação e canonização também são aspectos analisados. Além do resgate documental, Nadjairo entrevistou o Guardião do Convento de São Félix de Canatalice e o gestor da Unidade de Destinos e Produtos Turísticos da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) sobre os desafios impostos pelo crescimento deste tipo de turismo.
A banca examinadora será composta pela Prof.ª Drª. Zuleica Dantas; pelo Prof. Dr. João Luiz Correia de Araújo Júnior; e pela Prof.ª Dr.ª Emanuela Sousa Ribeiro (UFPE). Os suplentes são a Prof. ª Drª Maria do Carmo Brandão (UPE) e o Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques.
O Turismo Religiosoé uma fonte de desenvolvimento e progresso em qualquer lugar no mundo, menos aqui em Penambuco onde nao há infra-estrutura nem investimentos públicos neste setor tão marginalizado pelos poderes públicos.