Boletim Unicap

Corpore Sano promove tarde animada para pacientes

Alunos e professores do Módulo de Fisioterapia em Neurologia do PTS 1 (Programa de Terapia Supervisionado) realizaram nesta quinta-feira (2) uma tarde diferente para seus pacientes. Apresentações artísticas e discussão a respeito dos direitos da pessoa com deficiência foram algumas das atividades que aconteceram na Clínica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Corpore Sano.

O objetivo do encontro foi integrar pacientes e terapeutas com dinâmicas de grupo. A ideia foi fazer uma confraternização e a despedida dos acadêmicos do 9° período, aproveitando os talentos dos pacientes.  A iniciativa foi das professoras Cristiana Machado e Silvana Uchoa.

“É muito bom mostrar o talento de cada um deles, apesar de suas limitações. Aqui eles descobrem habilidades na música, dança e poesia. Estamos muito contentes com a dimensão dessa programação”, disse a professora Cristiana.

Uma das atrações mais esperadas foi Adriano Sampaio, 27 anos, que há um ano faz fisioterapia na clínica. Ele cantou músicas líricas e animou os presentes. “Para mim, é muito importante participar desses momentos. Eu era maestro e, quando tenho a oportunidade de cantar, é como se eu tivesse voltado ao meu mundo, ao mundo da música”, concluiu Adriano.

Foi realizada, também, uma mesa-redonda com o tema: “A pessoa com deficiência e seus direitos”, com palestrantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência Física. Na ocasião, Edmilson Silva, José Iremar, Alex Ramalho e Erik André abordaram temas do dia a dia dos deficientes, como o transporte público e aposentadoria. Um assunto bastante discutido foi como tirar a carteira de motorista e o direito de conseguir comprar carros mais baratos.

Uma das presenças mais festejadas foi a cadeirante Yoko Sugimoto, que chegou recentemente da China, onde realizou um tratamento com células-tronco adultas, retiradas do cordão umbilical. “O tratamento foi perfeito, agora tenho que trabalhar intensamente para transformar as células em neurônio. Fiz questão de prestigiar este evento na Unicap que me ajudou a realizar meu sonho de ir a China”.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário