Coordenador do curso de Jornalismo participou do Pens@acom Brasil 2014

Com informações do Jornal Intercomfoto 2

O coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, Juliano Domingues, foi o único pesquisador de Pernambuco a participar do PENS@COM BRASIL 2014 (Pensamento Comunicacional Brasileiro), organizado pela Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação, entre os dias 12 e 14 de novembro, em São Paulo. O encontro, idealizado pelo catedrático José Marques de Melo reuniu pensadores e divulgadores dos processos comunicacionais para debater vínculos eficazes entre a universidade e a sociedade, estimulando a cooperação com o estado, as empresas e as comunidades. Juliano participou do painel Novos Projetos, realizado no dia 14.

O evento englobou a XVIII edição do CELACOM (Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação), com o tema central: “Difusão do Pensamento Comunicacional Latino-Americano: o papel das revistas acadêmicas”; o SINACOM – IX Simpósio Nacional de Ciências da Comunicação; SOCICOM – VII Seminário Nacional da Federação das Associações de Ciências da Comunicação; FÓRUM ENSICOM – I Fórum Nacional de Gestores do Ensino de Comunicação; FÓRUM RENOVCOM – I Fórum Nacional de Grupos Renovadores das Ciências da Comunicação (Prêmio Luiz Beltrão de Grupo Inovador); e FÓRUM UNESCO – I Fórum Brasileiro das Tendências da Pesquisa em Comunicação.

foto 1No CELACOM, o professor Juliano Domingues participou do painel Hemerografia Comunicacional Brasileira: Panorama regional, realizado no dia 13 e coordenado pelo professor Antonio de Andrade (UMESP). As comentaristas foram as professoras Anamaria Fadul (USP) e Sônia V. Moreira (UERJ).

Sobre o evento

No primeiro dia do evento houve a apresentação simultânea de diversos painéis, que aconteciam no Sesc Vila Mariana e na Feira de Livros sobre  Comunicação, que acontecia na FapCom. Devido a localização próxima de ambos os locais, o público teve a oportunidade de participar de toda programação. No segundo e terceiro dia, o evento foi concentrado no auditório da FapCom.

Os destaques do primeiro dia foram os painéis Natureza Axiológica e Ancoragem da Biografia e Cartografia Biográfica, que discutiram aspectos polêmicos sobre o cenário atual das biografias no Brasil e a grande repercussão de sua proibição. No primeiro painel, participaram os expositores: Ana Arruda Callado, Alzira Abreu, Isabel Lustosa, Marisa Lajolo e o professor português, Luis Humberto Marcos.

Mediado por Luis Paulo Neves, o segundo painel contou com a participação de Sérgio Mattos (UFRB), Sandra Reimão e com os comentários da Professora da Umesp e Editora do JBCC Marli dos Santos. Os participantes falaram da importância das biografias e de como pode ser prejudicial o impedimento do lançamento de vários livros.

Já na Fapcom o Colóquio seguiu com o lançamento de livros, em especial aqueles que tratam da história da comunicação. Luiz Beltrão, o mentor do professor José Marques de Melo, e um dos nomes mais fortes da comunicação do país teve um lugar especial na mesa Universo Beltraniano.

Também houve o lançamento e apresentação de outros livros como “Ciências da Comunicação no Brasil – Vanguarda paulista” de Mara Cristina Gobbi; “Pensamento Comunicacional Brasileiro v. 1 e 2” de Guilherme Fernandes; e os livros do Professor José Marques de Melo, “Teoria e Metodologia da Comunicação”; “Pragmatismo utópico na República de São Bernardo” e “Jornalismo Científico”.

Com informações do Jornal Intercom