Confraternização de Natal encerra o ano letivo na Católica
|Fotos Ursula Neumann
Natal é um momento de cultivar grandes sonhos, e de renovar as esperanças. Momento de acolher, de atualizar as motivações que animam seu viver e sua missão. E também é um momento de se reinventar, de renovar a alegria de viver e servir com amor. Esses foram os votos de um Feliz Natal e um próspero Ano Novo que a Universidade Católica de Pernambuco desejou quinta-feira (16) aos seus funcionários, professores e alunos, na tradicional Missa de Natal, que encerrou mais um ano letivo.
Ao iniciar a celebração, o Reitor, Padre Pedro Rubens, disse que muitas pessoas perguntaram o porquê da missa ser realizada na Biblioteca e não na Capela. E ele explicou: “A palavra Bíblia vem de biblioteca, o livro que nos rege é uma biblioteca. Dentro de uma Bíblia está a grande história da salvação que Deus fez com seu povo. Hoje, ao longo de um ano inteiro de trablaho nossa comunidade acadêmica se encontra aqui, todos como filhos e filhas de Deus numa mistura de nossa vida e de nosso trabalho”.
Neste ano, o direcionamento da missa não foi a antecipação do Natal, mas sim um preparação para o Natal. “Não preparamos uma missa típica do dia do Natal, preparamos passagens de Isaías e João Batista, no intuito de renovar as esperanças. Queremos preparar nossa comunidade acadêmica para viver e partilhar o melhor do Natal”, ressaltou Padre Pedro.
No próximo ano, a Católica estará completando 60 anos, e uma série de comemorações estão sendo preparadas. “Que em 2011, ano dos 60 anos da nossa Universidade, seja uma bela oportunidade , um sinal de esperança nas nossas vidas e para aqueles que mais precisam”, desejou Padre Pedro.
No meio da celebração, o Pró Reitor Comunitário, Padre Miguel, convidou a missionária japonesa Makiko Koinuma, que está morando no Recife há 2 anos, para fazer uma apresentação de violino. Makiko foi escolhida porque é uma frequentadora assídua da Biblioteca. Quando se mudou para a cidade, escolheu um local próximo à Universidade para poder estudar e fazer suas reflexões na Biblioteca. “Gostaria de agradecer à Católica e primeiro vou tocar duas canções antigas japonesas e, por último, uma de Vivaldi”, disse Makiko.
No final da missa, Padre Pedro fez três agradecimentos especiais. “Primeiro quero registrar a presença de Madre Escobar, e parabenizá-la, pois hoje ela está completando 91 anos. Quero também agradecer ao Aldo Margoto, pelo tempo que ele ficou aqui com a gente, pois ele está indo para a Inglaterra. E por último, agradecer ao Padre Miguel Martins, que recentemente foi eleito o novo Provincial dos Jesuítas do Brasil Nordeste”.
“A gente vai se encontrar mais vezes ainda. Estou ainda um pouco zonzo com a notícia. A missão é grande, mas sei que não estou sozinho, a graça de Deus me trouxe para a companhia de vocês, e isso está expresso na amizade que nós temos. Continuem rezando por mim”, agradeceu Padre Miguel.
Depois da missa, todos foram encaminhados para o hall do bloco G, onde foi servido um lanche para todos os presentes, e também foi feito um sorteio de brindes para os funcionários. Tudo ocorreu em um clima bastante descontraído. Os funcionários e professores puderam sentar, conversar e se divertir com os colegas de trabalho. Foi uma noite abençoada.