Comunidade Acadêmica participa de Via-Sacra na Capela da Unicap

No dia 29/03, sexta-feira, a comunidade acadêmica da Unicap se reuniu para meditar a Via-Sacra, experiência espiritual e tradicional da Igreja durante o período da Quaresma. Essa atividade, uma iniciativa dos estudantes do curso de Teologia em parceria com o Instituto Humanitas Unicap buscou refletir os mistérios da morte e Ressureição de Jesus à luz dos apelos trazidos pela CNBB na Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, cujo tema reflete a fraternidade e as políticas públicas.

Esse momento foi realizado na capela da Unicap, conduzido com cânticos, meditação dos textos bíblicos que narram o percurso de Jesus até sua crucificação e preces pelas difíceis realidades sociais, onde dominam a exclusão, a violência e a marginalização, hermeneuticamente associadas ao sofrimento de Jesus. Para o estudante Rodrigo Silva, aluno do curso de teologia “A via-sacra nos permitiu através do sofrimento de Cristo meditar na dor dos pobres que sofrem com a falta de políticas públicas”.

Um dos exercícios de espiritualidade mais antigos conhecidos na liturgia da Igreja, a Via Sacra é um convite ao não esquecimento, à anamnese: lembramos para não esquecer! À luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, a CF deste ano nos convida a uma participação consciente e ativa nas políticas públicas, como melhor maneira de ouvir e atender as demandas e necessidades da população. Desta maneira, busca-se caminhar conforme convida Papa Francisco quando diz que “A Cruz de Jesus é a Palavra com que Deus respondeu ao mal do mundo […] A palavra da Cruz é também a resposta dos cristãos ao mal que continua a agir em nós e ao nosso redor. Os cristãos devem responder ao mal com o bem, tomando sobre si a cruz, como Jesus. […] Continuemos esta Via-Sacra na vida de todos os dias. Caminhemos juntos pela senda da Cruz, caminhemos levando no coração esta Palavra de amor e de perdão. Caminhemos esperando a Ressurreição de Jesus”.

Assim, a Católica, juntamente com os estudantes e as ações pastorais realizadas pelo Instituto Humanitas, busca celebrar a tradição cristã, buscando refletir a realidade para, a partir dos valores humanísticos cristãos, buscar por um mundo mais justo e solidário.