Comunicação e finanças são temas de minicursos e oficinas da Semana de Integração
|A tarde desta quarta-feira (21) foi bastante movimentada na programação de minicursos da 13ª Semana de Integração da Unicap. O público acompanhou atividades em diversos temas como finanças, captação de áudio e redes sociais para afrorreligiosos. As atividades foram ministradas por alunos, professores e funcionários da Unicap.
No anfiteatro do bloco G4, o diretor do Centro de Ciências Sociais (CCS), professor Silas Pacheco, abordou educação financeira e finanças pessoais. De acordo com ele, o poder da propaganda e a facilidade de crédito são os maiores vilões do consumo irresponsável.
Silas defende o consumo consciente para evitar endividamentos. Uma dica que serve tanto para as famílias quanto para empresas e pode começar em pequenos gestos da rotina. “O consumo consciente vai desde o apagar da luz de um quarto que você não esteja usando até a consciência socioambiental de uma grande empresa”, disse.
Enquanto isso, no 5º andar do bloco G, os interesses se voltavam para a comunicação. A oficina de áudio promovida pelo 4º Encontro Foto Video, evento que faz parte da 13ª Semana de Integração, abordou os tipos e a utilização de microfones na produção audiovisual. A aula foi ministrada pelo professor Nicolau Domingues. “A receptividade está sendo ótima”, disse a voluntária, Ana de Brito. Ela é aluna do 2º período do curso de Fotografia da Unicap.
Na sala ao lado, o tema eram as redes sociais. O professor do curso de Relações Públicas, Alfredo Sotero; o webdesigner Flávio Santos; e a aluna de RP da Católica, Juliana Guimarães, explicavam aos participantes como as redes sociais podem ajudar a difundir a cultura e a religião afro-brasileiras.
“A ideia desse minicurso surgiu a partir de um projeto de pesquisa de Juliana no Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica). Ela identificou a dificuldade que representantes dessas religiões têm em aprimorar o uso do Twitter e Facebook para difundir suas crenças”.