Começam no dia 19 inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem

Estarão abertas, de 19 de abril a 31 de maio, as inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem, com área de concentração em: Teoria e Análise da Organização Lingüística e seus Distúrbios. A nova turma terá início em agosto.

São oferecidas 20 vagas destinadas a portadores de diplomas de Letras, Psicologia, Fonoaudiologia, Educação e áreas afins, outorgados por Instituições de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação, submetidos todos os candidatos a processo seletivo único.

Para alcançar seus objetivos, o Programa vem oferecendo a alternativa de quatro linhas de pesquisa:

1. Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem em suas diversas manifestações
    Estudo dos diferentes aspectos e elementos envolvidos no processo de aquisição/construção e desenvolvimento da linguagem.
  2. Processos de Organização Lingüística
    Estudos das organizações do texto discursivo com base nas contribuições da Análise do Discurso, Análise da Conversação e da Lingüística Textual sobre diferentes perspectivas teóricas, bem como sua aplicação na implementação de pesquisas e tecnologias em Ciências da Linguagem.
  3. Distúrbios da Linguagem
    Estudo sobre procedimentos, inventários, avaliações relacionadas à análise, diagnóstico, prevenção, intervenção e implicações psicossociais dos distúrbios de linguagem, e investigações teóricas e aplicadas às estruturas, funções e processos de produção e percepção da fala e da audição.
  4. Linguagem, Educação e Organização Sócio-Cultural
    Estudos das dimensões e funcionamento lingüístico no contexto educacional, do papel da linguagem na construção do conhecimento e organização sócio-cultural e da representação social nos discursos escolares e inclusivos, contemplando aspectos antropológicos, psicológicos, sociológicos, educacionais e religiosos.

A Pré-inscrição deverá  ser feita pelo site www.unicap.br e a documentação, relacionada abaixo, deverá ser apresentada (original) e entregue (cópia), até o dia 31 de maio, sob pena de indeferimento da inscrição, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, na sala 003, do térreo do bloco G4 do campus da Unicap, Secretaria dos Mestrados.

Para a inscrição na Secretaria de Registros Acadêmicos:

• Preenchimento da ficha de inscrição (fornecida pela Católica) devidamente documentada;
  • Cópia do diploma de graduação, devidamente registrado em órgão competente ou certificado de conclusão da graduação, ou declaração de que está cursando o último período da graduação em 2010.1 (a cópia do diploma devidamente registrado deverá entregue até a matrícula), uma cópia da RG, da certidão de nascimento/casamento ou certidão com averbação de divórcio, do título de eleitor com comprovante da última eleição, da carteira de reservista edo histórico escolar, uma fotos 3 x 4 colorida e recente, um requerimento expondo razões da escolha do curso de pós-graduação e da área, e aceitação do resultado do processo seletivo, o projeto de pesquisa (proposta preliminar), oCurriculum Lattes (modelo CNPq) site CNPq.br – Plataforma Lattes, devendo anexar a documentação pertinente, e o comprovante do pagamento da taxa da pré-inscrição, no valor de R$ 185,00, que após entrega da documentação não será devolvida.

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão designada pelo Colegiado e constará  de uma prova escrita, eliminatória, com base na bibliografia indicada no edital, análise do projeto de pesquisa, avaliação do curriculum Lattes, entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a sete na prova escrita, exame de proficiência de língua estrangeira (francês ou inglês) através de teste de compreensão de textos escritos, com auxílio de dicionário, não eliminatória, porém classificatória.

Ao candidato que não tiver obtido nota igual ou superior a sete no exame de proficiência de língua estrangeira na seleção será dada uma nova oportunidade até 12 meses após o período de seleção para realização de nova Prova; caso o resultado seja negativo, o aluno não terá direito a prosseguir no curso. Poderá submeter-se novamente à seleção com aproveitamento dos créditos obtidos.

Prova de conhecimento será no dia 14 de junho das 14h às 17h, a divulgação do resultado da prova e das datas e horários para as entregas será no dia 16 de junho às 18h no site www.unicap.br e no mural da Secretaria do térreo do bloco G4, sala 003. As entrevistas serão no dia 21 e 22 de junho das 9h às 12h e das 13h às 17h30, o resultado final será no dia 28 de junho às 18h e a matrícula será no dia 02 de agosto das 8h30 às 11h30. O Curso deve ser concluído em um mínimo de 12 meses e um máximo de 24 meses, incluindo a apresentação e defesa pública da Dissertação de Mestrado.