Começam a XXV Semana de Estudos Docentes e o XI Fórum de Funcionários
|Aconteceu na manhã desta quinta-feira (29), no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco, a solenidade de abertura da XXV Semana de Estudos Docentes e o XI Fórum de Funcionários. Enquanto o evento não tinha início, o MPB Unicap apresentou o melhor da música brasileiras.
Com o jornalista Daniel França como mestre de cerimônia, a programação seguiu com as boas-vindas dadas pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne. Ele ressaltou o humanismo como identidade da Universidade, como um de seus traços mais marcantes.
Após as palavras do Pró-reitor Comunitário, um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação com depoimentos de funcionários e professores da Universidade foi exibido, mostrando como os valores de uma instituição mudam a vida de uma pessoa. Várias histórias e exemplos foram exibidos e, a partir disso, a Católica se mostrou não só uma Universidade comprometida com o aprendizado dos alunos, mas como uma família, uma segunda casa.
A programação seguiu com o lançamento do Concurso Cultural “Faces da Católica”, apresentado pela professora Carla Teixeira. O concurso será dividido em 4 categorias: ilustração, vídeo, fotografia e literatura e tem como objetivo revelar talentos e estimular a criatividade a partir da demonstração da afetividade para com a instituição. Poderão participar do concurso apenas funcionários, gestores e professores da Unicap. As inscrições serão realizadas até 20 de março de 2015. O resultado será anunciado no dia 7 de abril e os prêmios serão entregues no dia 8 de abril. Para outras informações, acesse o site do Faces da Católica.
O Reitor, Padre Pedro Rubens, o Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne, o Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro, e a Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego, foram convidados para a formação da mesa. Padre Pedro deu início aos pronunciamentos parabenizando a equipe organizadora do evento e, logo em seguida, contou a história da sua relação com a Católica. O primeiro contato com a instituição aconteceu em 1988, quando veio para fazer um estágio com a duração de dois anos no Colégio Nóbrega. Segundo o Reitor, naquela época ele veio para a Católica por obediência, não por vontade própria. “Eu não queria trabalhar em uma grande instituição, nós jesuítas pensávamos, antes dos anos 2000, que a educação no Brasil seria pública e gratuita para todo mundo e a gente não queria dar a vida por uma instituição”, explicou.
Quando voltou do Doutorado na França, Padre Pedro começou a trabalhar em um bairro da periferia de Belo Horizonte (MG) e constatou que as crianças com as quais tinha trabalhado na catequese não tinham perspectiva, nem oportunidade nenhuma. Essa experiência fez o atual Reitor da Católica aceitar o convite para voltar à instituição na esperança de que a educação fosse mais inclusiva do que o que ele estava fazendo até então. “Uma das coisas que mudou no meu conceito de Universidade, não foi só a realidade do Brasil que não mudou como nós queríamos, eu percebi que entre público e privado, essa polarização que ainda existe, há uma alternativa e nós estamos desenhando esta alternativa. Então eu redescobri a função social da Universidade Comunitária em uma sociedade democrática plural. Hoje eu sou militante dessa causa em uma Universidade Comunitária que possa desmascarar esse simplismo do público e privado”, acrescentou.
Em dezembro de 2014, a Universidade Católica de Pernambuco passou a ser plenamente uma Universidade segundo as exigências do Brasil hoje devido à consolidação da pesquisa e da aprovação de novos doutorados. O ano de 2015 é um marco para a Católica. Agora não é necessário o cumprimento de mais nada para ser uma Universidade, ela já é por direito. As energias serão canalizadas para a consolidação e ampliação das pesquisas.
A Católica é comunitária desde a sua natureza jurídica, tendo um estatuto diferenciado desde 2013, quando foi assinado pela presidente Dilma Rousseff decreto criando formalmente as universidades comunitárias. Desde então, a Unicap saiu do dilema público e privado e hoje pode dilatar o conceito de universidade comunitária a partir da criação do Fórum Universitário, com a representatividade mais igualitária possível entre funcionários, professores e estudantes, projeto que deve sair do papel em 2015. Os sindicatos e o movimento estudantil vão continuar com seus respectivos papéis, mas a Católica tem que mostrar a sua identidade e dizer qual é o interesse comum para toda a universidade a partir da criação do Fórum Universitário.
A Pró-reitora Acadêmica fez um balanço sobre as conquistas de 2014, destacando o conceito obtido pelos cursos e a criação dos novos doutorados. “No ano de 2014 todos os cursos da Católica analisados pelo MEC tiveram conceito 4, numa escala de 0 a 5. Agora nós iremos visar a nota 5”, complementou Aline. Também em 2014, dois novos cursos na área de saúde foram abertos, os cursos de medicina e enfermagem. A Católica agora oferece 7 mestrados (novo mestrado em Teologia) e 3 doutorados (Psicologia, Ciências da Linguagem e Ciências da Religião).
INFRAESTRUTURA
O Pró-reitor Administrativo explicou alguns pontos relacionados aos avanços que já foram feitos em termos de infra-estrutura e o que está em andamento. O ano letivo de 2015 começará com um pequeno transtorno na entrada da Rua do Príncipe devido à construção do novo portal de entrada, onde tem uma área verde e a implantação de rota acessível para pessoas com deficiência. Por isso, algumas vagas do estacionamento dos professores e funcionários estão bloqueadas em nome da rota de acessibilidade, que tem início na Rua do Príncipe, passa pelo bloco B e segue para o Bloco A, até o Bloco G e a biblioteca. Outra novidade é que o estacionamento dos estudantes está com 100 vagas a mais.
As quadras do Nóbrega foram reformadas para que as atividades esportivas tanto do Liceu quanto da Católica possam ser realizadas. A reforma da Capela está sendo concluída e ainda neste semestre o Museu de Arqueologia será reaberto. Após a modernização dos elevadores dos blocos A, D e B, a Católica planeja agora modernizar os elevadores do bloco G. As fachadas dos blocos também será reformadas.
NOVOS GESTORES
Diretor do CCS – Silas Pacheco
Diretor do CCBS – Luís Vital
Assessoria do CCBS – Edilson Silva
Coordenação Geral de Estágio – Leonel Morais
Coordenação da Clínica – Aranildo Rodrigues
1º Ciclo – Márcia Rejane
A programação seguiu com duas palestras “Qualidade de vida no trabalho” e “Pesquisa e Inovação: estratégias para superar desafios”.
Para outras informações sobre a programação, acesse: http://www.unicap.br/home/23047/