Boletim Unicap

Começa segunda turma do curso de Especialização em História e Jornalismo

Sempre buscando proporcionar qualidade em seus 34 cursos de graduação, a fim de fazer de seus alunos grandes profissionais no mercado de trabalho, a Universidade Católica de Pernambuco também vê a necessidade de oferecer a quem já tem uma formação superior e busca ampliar o seu leque de conhecimentos cursos de especialização. E é o que acontece na área de Comunicação Social, onde profissionais do jornalismo e de áreas afins têm a possibilidade de ter uma especialização em História e Jornalismo, curso oferecido pela Católica desde 2010 e que já está em sua segunda turma.

A especialização tem por objetivo geral qualificar profissionais de jornalismo e áreas afins, através de uma formação continuada em nível de pós-graduação lato sensu, nos campos da história brasileira e universal. E tem como meta específica proporcionar a esses jornalistas conhecimentos acerca dos conteúdos de diversas áreas da História, formando profissionais capazes de incluir essa temática em sua prática jornalística; atender à demanda de formação continuada dos jornalistas e de profissionais de áreas afins.

As aulas desta segunda turma começaram no dia 29 de setembro e devem ser concluídas em dezembro de 2012, quando os alunos vão apresentar uma monografia de conclusão de curso. As auslas são realizadas às segundas e quintas-feiras pela manhã,  das 8h30 às 12h30, na sala 604 do bloco G4 da Unicap.

A aula

A equipe de reportagem do Boletim Unicap assistiu, na manhã de quinta-feira (6), a uma das aulas do curso. Em pauta, a disciplina de História Europeia depois de 1945, lecionada pelo professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Thiago de Melo Gomes. “Um curso de especialização como esse é de extrema importância para o profissional da comunicação. Afinal, ao buscar a especialização, o profissional da comunicação está pretendendo entender melhor o mundo que o cerca, a partir de acontecimentos da História do Brasil e do mundo e assim fazer com que seu trabalho seja mais bem desenvolvido. Haverá situações onde ele (profissional da comunicação), vai ter a necessidade de um conhecimento mais aprofundado sobre determinado assunto histórico, e tendo essa especialização, o seu trabalho será desenvolvido mais facilmente”, explica o professor.

Durante a aula desta quinta-feira (6), foi apresentado o conteúdo sobre o período histórico dos anos 50 e 60, no que diz respeito ao confronto entre o Capitalismo e o Socialismo. Foram discutidos pontos como a chamada “Era de Ouro” – welfare state; estado de bem-estar; sistema de proteção social; altos impostos e intervenção estatal; e também foram abordadas questões sobre o chamado Socialismo Real – planificação econômica; centralização política; burocracia – Sdanovismo cultural. Em pauta, também estudos sobre os Modos de produção de Karl Marx – antigo; feudal; capitalista e socialista.

Como professor deste curso de especialização, fico muito feliz em estar contribuindo para o aprofundamento dos conhecimentos de profissionais que já possuem um nome respeitado dentro do mercado da comunicação. É sempre bom poder vê-los concluindo o curso e tendo a certeza que fiz parte de uma parcela de contribuição para a realização de um melhor trabalho desenvolvido por eles em sua profissão”, ressalta Thiago de Melo Gomes, professor do curso de Especialização em História e Jornalismo. “Mesmo sendo um curso recente, mas pelo fato de já estarmos com uma segunda turma, significa dizer que essa especialização já é considerada um sucesso e devemos continuar nos próximos anos com mais turmas, sempre procurando qualificar ainda mais o profissional da área de comunicação”, acrescenta o professor.

O que dizem os alunos

Boletim Unicap aproveitou o momento de intervalo da aula do curso de especialização em História e Jornalismo e entrevistou alguns alunos para saber o motivo que os levaram a procurar a pós-graduação.

“Me formei em Jornalismo na Católica e gostei muito do curso, pois nos dá muita visão de aspectos históricos, econômicos e políticos. Quando soube que haveria a especialização em História e Jornalismo, vi a oportunidade de dar continuidade e me aprofundar mais ainda no que já havia aprendido durante o curso de Jornalismo”, disse Raissa Nascimento, jornalista formada pela Unicap.

“Mesmo sendo um curso voltado para jornalismo, a especialização em História e Jornalismo também tem a ver com o curso de turismo. Creio que aliando a  história, o jornalismo e o turismo tem-se um resultado de bom aproveitamento, para ambos os profissionais, seja o jornalista ou o turismólogo. Como eu já tinha um interesse em aprofundar meus conhecimentos históricos, eu uni o útil ao agradável. Quanto mais eu souber discutir a respeito da história do meu país e dos outros países, melhor profissional no turismo serei”, comenta a turismóloga Laís Guedes.

“Eu ainda não sou formada em Jornalismo mas, por ter sido formada em Direito, consegui me inscrever para participar. Me interessei em fazer o curso pois, como sou aluna de Jornalismo, enxerguei a possibilidade de, com essa especialização, obter mais conhecimento sobre o jornalismo, aliado a conhecimentos sobre história. Creio que todo conhecimento é válido para um jornalistae  essa especialização vai me dar a oportunidade de melhorar o meu trabalho como jornalista, mesmo ainda não sendo formada”, defende Tatiana Teles.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário