Começa o Católica In 2012

O reitor da Católica, Pe. Pedro Rubens, marcou presença no Católica In

A abertura do Católica In 2012 aconteceu na tarde desta segunda-feira (21), no auditório G2, e reuniu estudantes de diversas escolas públicas e privadas. O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, abriu o evento falando a respeito de sua escolha profissional. Em seguida, a Coordenadora de Graduação,  Verônica Brayner, deu as boas-vindas aos presentes. Convidados a participar das oficinas, os alunos seguiram para os blocos A, B e G, onde tiveram a oportunidade de conhecer os cursos de Eventos, Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Fotografia, Turismo e Jogos Digitais.

Fazer menção às histórias de infância, registradas no livro Lugar onde os pássaros cantam e as pessoas contam histórias, fez com que o Reitor, Padre Pedro Rubens, recordasse: “No interior do Ceará, onde vivi, todos perguntavam o que eu queria fazer quando crescesse. Sempre respondi que seria médico, mas nutria a vontade de escrever livros. Acabei optando por ser padre, recentemente, realizei meu desejo de escrever um registro de minhas histórias”.

Pouco depois, na sala 509 do bloco A, uma pergunta dava início às atividades da oficina de Jornalismo: “O que faz com que um fato que entra na redação se torne notícia?”. Buscando responder a esta e outras dúvidas, o professor Dario Brito ministrou a oficina, sob o enfoque do jornalismo impresso.

No Laboratório de Rádio, o professor Vlaudimir Salvador ressaltava a importância da informação: “Todo jornalista tem que ler e buscar se informar. Interatividade, imediatismo e prestação de serviço são as bases que sustentam o radiojornalismo. E, em meio a tudo isso, para conquistar a criatividade, é necessário ter referências”, explicou o professor, que mostrou aos alunos alguns exemplos de spots produzidos para o rádio.

As explicações sobre radiojornalismo ficaram a cargo do professor Vlaudimir Salvador

O coordenador do curso, Juliano Domingues, acumulou a função de passar aos alunos algumas noções de telejornalismo. Dentre elas, a composição de uma equipe de reportagem e a dinâmica do trabalho de um repórter de televisão. O momento serviu também para esclarecer dúvidas e possíveis questionamentos a respeito do telejornalismo. Animados, os alunos seguiram, ainda, para a Assessoria de Comunicação da Católica (Assecom) para entender o funcionamento dessa área do jornalismo.

Na sala 002 do bloco G, a oficina de Fotografia, ministrada pela professora e coordenadora do curso, Renata Victor, trouxe aos alunos a

Na sala 002 do bloco G, a professora Renata Victor tirou dúvidas a respeito do curso de Fotografia

experiência da Pin hole, conceito simplificado de fotografar. Após receberem noções introdutórias sobre o curso, os alunos partiram para a prática a fim de descobrir a vocação através do exercício fotográfico.

“Hoje em dia, há uma grande preocupação de alguns pais em querer que os filhos exerçam uma profissão que confira uma boa remuneração. Mas, antes de tudo, é essencial que o aluno goste do que vai fazer. O Católica In é importante porque nos abre os olhos para diversas possibilidades que podemos conhecer e nos identificar”, concluiu Renata.

One Comment