Começa o 6º Encontro de Foto e Vídeo da Unicap

Por Isadora Crespo, Luiza Fruet e Marcela Coutinho

Oficina de direção de casais para ensaios fotográficos

Mostras de vídeos, feiras de livros e oficinas são algumas das atividades promovidas no 6º Encontro Foto e Vídeo do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Unicap, que vai acontecer até quinta-feira (9).

A oficina “Produção Fotográfica de Gastronomia”, que foi ministrada por Anderson Freire, aluno do curso de Fotografia da Unicap, apresentou uma noção de como se deve fotografar e também de food style, que seria a decoração do prato para que fique apresentável para a foto, o que é visto em alta gastronomia: “A gente vai dar exemplos, esquema de iluminação, uma luz dura, uma luz mais suave, uma luz de janela, como se deve manusear da forma de food style para que fique uma apresentação bem legal.”

A oficina “Direção de casais para ensaios fotográficos”, ministrada por Luiz Diniz, contemplou vários assuntos relativos a todo o processo de ensaio, desde locação, roupas, “personagens” até percepção, olhar, referências e conexão. “Essa oficina tem a intenção de falar da estética e da direção de casais. Eu falo de identidade, como funciona meu trabalho, tratamento e composição.”

Luiz não se prende às aulas expositivas, no segundo dia de oficina acontecerá uma aula prática, para que tudo que foi falado seja observado e experimentado.  “A gente também vai ter a oportunidade de ter uma aula prática, com um casal real, onde os alunos vão poder ver meu trabalho na hora, o tratamento com o casal, e a oportunidade de clicar e fazer fotos para o portfolio pessoal deles”, explicou.

Sobre o encontro, não é a primeira participação do fotógrafo, que só tem elogios e boas expectativas. “Essa é a segunda vez que eu participo. No ano passado, foi maravilhosa a experiência. E eu tô aqui por causa disso também, soube que teve um feedback muito bom da última oficina e tô esperando isso deste ano também, que mais pessoas me conheçam e eu conheça mais pessoas para compartilhar conhecimento”, disse.