Começa a VII Semana de Arquitetura e Urbanismo da Unicap

14066439_1234855223223800_4802418464211209689_o

Começou, nesta segunda-feira (29), a VII Semana de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco, promovida pelo Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). A palestra de abertura teve como tema “Cidades são Fluxos” e foi apresentada pelo Diretor Executivo da ARIES – Agência Recife para Inovação e Estratégia,  Guilherme Cavalcanti.

“A cidade funciona por fluxos e é a eficácia desses fluxos que faz a cidade funcionar melhor ou pior. A matéria prima do futuro é uma cidade que já existe. As pessoas têm vontade de participar e de fazer parte da vida na cidade. Essas vontades são distintas: jovens querem jogar basquete, turistas querem conhecer a cidade; cada um quer uma coisa diferente. Esse somatório de quereres diferentes da cidade é o que é relevante pra gente. O que é que a gente quer ser como cidade? O fluxo mais importante que nós estamos tentando mapear e transformar em dados e informação é justamente aquele fluxo das coisas que vão do coração das pessoas que fazem parte da cidade”, explicou o palestrante a respeito do projeto Recife 500 anos (O projeto visa estruturar um plano estratégico para o desenvolvimento ordenado da cidade sob a perspectiva da inclusão e desenvolvimento humano, desenvolvimento econômico, espaço urbano e mobilidade, sustentabilidade e meio ambiente, de acordo com a Prefeitura do Recife).

IMG_20160829_094645661
Guilherme Cavalcanti, palestrante

Desde 2015, professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap, em convênio com a Prefeitura do Recife, estão realizando pesquisas em seis bairros (Santo Amaro, Ilha do Leite, Paissandu, Boa Vista, Soledade e Coelhos) para elaborar o Plano Centro Cidadão. A diretora do CCT, Andrea Câmara, declarou que o Plano é como uma pequena parte do projeto Recife 500 anos. “Durante a elaboração do Plano, muitas vezes precisamos fazer vários alinhamentos junto com o Recife 500 anos e isso pra gente é muito importante”, declarou a diretora ao anunciar o palestrante.

IMG_20160829_094656795