Começa a quarta edição do Católica In

Começou nesta segunda-feira (10) a quarta edição do Católica In, projeto da Universidade Católica de Pernambuco através do qual estudantes do ensino médio podem conhecer a Unicap e os cursos oferecidos pela instituição, além de receberem orientações sobre a carreira que pretendem seguir.

Este ano, o jornalista Daniel França e o estudante de Relações Públicas Rodrigo Lira foram os mestres de cerimônia do Católica In. De forma descontraída, eles conversaram com os participantes. Rodrigo contou a experiência dele que se inscreveu no vestibular de Jornalismo, Relações Públicas e Engenharia em três universidades difererentes. Em seguida, fizeram uma rápida enquete sobre os cursos que os alunos queriam conhecer.

Na sequência, o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, fez um pronunciamento onde exortou os estudantes a perseguirem seus objetivos, sem se abaterem com as dificuldades. Ele disse que se fosse ficar lamentando os problemas ainda estaria no interior do Ceará, e não teria cursado Teologia, Filosofia, nem feito o mestrado e o doutorado na França. “O sonho da gente é a gente que diz até onde vai”, declarou o Reitor.

O rol de oportunidades profissionais que estão surgindo em Pernambuco também foi tema do discurso de Padre Pedro, que fez um trocadilho com a construção de um navio por um estaleiro do Estado e disse que os pernambucanos estão para construir navios e não ver navios. Por fim, ele advertiu que a universidade não é somente um lugar onde se estuda num curso para ter um diploma, mas um local onde se começam a realizar grandes sonhos, que os jovens ainda nem ousaram sonhar.

Antes de assistirem ao vídeo sobre os cursos de comunicação social, os visitantes participaram de um sorteio, ganhando brindes quando achavam a senha debaixo da cadeira. O vídeo, produzido pela Assessoria de Comunicação da Católica e gravado em escolas públicas e privadas do Recife, mostrou que muitos alunos ainda não conhecem direito a área de atuação das profissões, com respostas que em vários momentos despertaram risos na plateia. Para que não houvesse dúvidas, os coordenadores de cada um dos seis cursos contemplados no primeiro dia do Católica In falaram rapidamente sobre a função desses profissionais.

Para o coordenador do curso de Jornalismo, Alexandre Figueiroa, o jornalista atende a opinião pública, esclarecendo sobre os fatos. O coordenador de Publicidade e Propaganda, Rodrigo Duguay, disse que os publicitários não atuam apenas em agências, mas também nos próprios veículos de comunicação, trabalhando na área comercial. Segundo a coordenadora do curso tecnológico de Fotografia, Renata Victor, o mercado de trabalho para os fotógrafos está “de vento em popa”. O coordenador do tecnológico de Jogos Digitais, Breno Carvalho, esclareceu que o curso ensina a criar um produto multimídia, que é o jogo, aliando códigos de informática com o trabalho artístico. “O profissional de Relações Públicas é um gestor da comunicação na empresa”, foi a mensagem de Verônica Brayner, coordenadora geral de Graduação. A coordenadora do tecnólogico de Gestão em Turismo,  Roberta Cajaseiras, informou que o mercado de trabalho de turismo abrange o setor privado e também o público.

Após a abertura, os estudantes seguiram para as oficinas e a visita guiada ao Campus da Unicap. O Católica In acontece até sexta-feira (14), no período da tarde.

Mais informações no site: http://www.unicap.br/catolicain/index.htm