Começa a 15ª Semana de Integração

Lorena Lima e Poliana Simões

Teve início na manhã desta terça-feira (24)  a 15ª Semana de Integração da Unicap, Dividido em 13 polos, o evento oferece diversos tipos de serviços gratuitos à população na área de saúde, cidadania, cultura e lazer.

A aluna do curso de Direito da Unicap Ana Carolina elogiou a iniciativa. “Acho bastante interessante porque diversifica um pouco, faz com que tenhamos conhecimento sobre muitas coisas que às vezes não temos acesso. Afinal serão oferecidas várias palestras”.

Catarina Duarte, bibliotecária da Unicap há 36 anos, é uma das participantes da 15ª Semana de Integração, pela terceira vez.  Seu estande é o “Jardim de Ideias”, que envolve a troca de livros paradidáticos, DVD’s  e CD’s. “A Semana de Integração é maravilhosa, pois é uma forma de mostrar a universidade para a cidade. A população de uma forma geral participa. Então, eu acho muito válido”, relatou Catarina.

Apesar do evento ser na Universidade, é de interesse e aberto à toda comunidade. Sobre esse ponto, a estudante Carolina comentou:  “Eu acho relevante porque é aberto ao público. Então, de certa forma, é bom para a Universidade, até para que outras pessoas possam conhecer melhor a estrutura e também para a socialização das pessoas. Acho muito legal”.

Márcio Waked é professor da Unicap, empreendedor social e foi incumbido de montar um Polo de Artesanato. O professor Márcio é também Diretor Executivo da empresa Bio Fair Trade, um negócio social de comércio justo que trabalha com a missão de apoiar pequenos grupos produtivos de artesãos brasileiros na inserção dos seus produtos no mercado para que com isso ele tenha uma oportunidade de gerar renda por meio de um trabalho digno. Essa ajuda se dá dentro dos princípios do comércio justo, uma prática mundial que já possui mais de três mil lojas que só vendem produtos de comércio justo, além de grandes empresas que tem linhas de produtos com comércio justo e apoiam comprando os produtos de comércio justo que é baseado em 10 princípios, entre eles: respeito ao meio ambiente em todo o processo, preço justo, condição digna de trabalho, não havendo prática de trabalho escravo ou trabalho infantil, dentre outros princípios. Uma boa parte dos produtos do Polo de Artesanato, durante a Semana de Integração, estão sendo vendidos com 20% de desconto.

Sobre a Semana de Integração, ele pontua: “É uma excelente oportunidade que a Universidade criou para de fato promover a integração da comunidade acadêmica, dos discentes, docentes…, mas também para uma sociedade de forma geral. É um evento que traz possibilidades de encontros e trocas que, invariavelmente, trazem um benefício para a sociedade como um todo. Então, acho que é uma Semana muito importante no calendário da Unicap”.