Boletim Unicap

Coletivo Únicas difunde presença e atuação das mulheres na área de tecnologia

Em meio aos momentos de networking, outras pautas ligadas ao universo da tecnologia têm circulado entre os participantes do The Developer´s Conference Recife. A atuação das mulheres no campo da computação e tecnologia da informação. Na Católica, professoras e alunas do curso de Ciência da Computação criaram um coletivo para combater o machismo, assédio e a discriminação na área. O Únicas quer servir como ponto de apoio para mulheres (alunas ou professoras) que desejam lutar contra o machismo e preconceito na área de tecnologia, majoritariamente masculino.

“É um coletivo feminino e feminista criado e pensado para debater essas questões. Nós contamos com o apoio da coordenação do curso e do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)”, explica a aluna Bárbara Lemos. Em agosto, elas lançaram a campanha Lugar de Mulher é na Unicap. O coletivo divulga suas ações no instagram @unicas.mct.

Além de campanhas, as Únicas está promovendo atividades de inclusão como cursos de idioma e, no caso específico de quem se interessa por tecnologia, um curso de segurança na Internet (Security). Há também o Clube do Livro no qual são realizados encontros para leitura de trechos de livro, discussão de obras, autores e leituras dramáticas. A próxima sessão está marcada para 30 de outubro, a partir das 16h40, em sala a ser definida, e vai abordar o livro da autora indiana Rupi Kaur intitulado O que o Sol faz com as flores. 

“Nós percebemos aqui no TDC muitas ações voltadas para as mulheres, com a distribuição de adesivos exclusivos. Tem sido uma ótima troca de experiências com muita coisa nova”, destaca Bárbara. O Únicas também é formado por Catherine Aussourd, Gabrielle Delgado, Daniela Maranhão Guedes, Thallita Albuquerque, Deborah Camila, Giulia Falcão, Gleice Sousa, Rebecca Andrade e Mariana de Oliveira.

Confira na galeria abaixo as fotos de uma campanha que elas desenvolveram contra o machismo. O material pode ser visto nos blocos A, D e na Biblioteca.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário