Coletânea A Clínica da Adoção foi lançada nesta quarta-feira na Unicap

Por Gabriel Catunda

A coletânea A Clínica da Adoção foi lançada na noite desta quarta-feira, dia 10,  no salão receptivo da Universidade Católica de Pernambuco. O evento reuniu a coordenadora de Pesquisa, Edilene Queiroz, e a professora Consuêlo Passos, ambas do curso de Psicologia da Católica. Elas foram as coordenadoras do projeto, que contou com mais de 10 autores, entre eles 7 professores da Universidade. A iniciativa tem como objetivo contribuir com as pessoas que trabalham com adoção.

De acordo com a professora Edilene Queiroz, que é mãe adotiva, a ideia teve origem em 2005, quando foi criado o Sofia, serviço de orientação para filiação adotiva. O projeto é uma realização da Clínica de Psicologia da Universidade, e atende a pessoas interessadas em adotar um filho ou que já adotaram, mas encontram dificuldades de adaptação. Segundo a professora, a medida amadureceu no I Congresso Franco-Brasileiro sobre Psicanálise, Filiação e Sociedade, sediado na Católica, em 2010,  que teve como tema “Adoção: da criança à filiação”. A partir disso, foram selecionados autores que caracterizariam a clínica de adoção.

O livro que é dividido em três partes – filiação adotiva e seus impasses na família contemporânea; fazer a clínica; e diferentes discursos sobre adoção –  reúne diversos trabalhos de profissionais, entre eles 5 artigos de docentes do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Católica, dois artigos em francês, de autoria de Christian Flavigny e Pierre Lévy-Soussan, além de um artigo do juiz da 2° Vara da Infância e Juventude de Pernambuco, Elio Braz Mendes.

A psicóloga Sheila Speck, que também é mãe adotiva, ressalta a importância dessa publicação. “Serve para quebrar o medo, o preconceito e as barreiras que a sociedade impõe. À medida em que você está bem informado sobre o assunto, consegue transmitir isso para pessoas interessadas em adotar uma criança”, afirma.

O livro pode ser adiquirido através dos e-mails: edilenefreiredequeiroz@gmail.com e ncpassos@uol.com.br ao preço de R$ 35.