Clínica de Psicologia da Católica oferece serviço de apoio à adoção

Vinte e cinco de maio é o Dia Nacional da Adoção. A data, instituída oficialmente em 2002, é um convite à reflexão sobre esse processo, que costuma nascer do desejo de constituir família, mas pode envolver histórias traumáticas quando não há um acompanhamento adequado.

A coordenadora de Pesquisa da Unicap, professora Edilene Queiroz, fundou, em 2004, o Serviço de Orientação para a Filiação Adotiva, o Sofia. O projeto é uma realização da Clínica de Psicologia da Universidade, e atende a pessoas interessadas em adotar um filho ou que já adotaram, mas encontram dificuldades de adaptação.

Segundo a professora, que é mãe adotiva, a ideia de criar o Sofia surgiu a partir da própria experiência da clínica, que recebia casos relacionados à adoção mal-sucedida. Uma dessas histórias era a de uma pessoa que adotou um bebê de um ano, e quando a criança já tinha 15 anos queria “devolvê-la”, o que é proibido pela legislação.

O fato foi o incentivo para a equipe da Clínica de Psicologia investigar que aspectos levaram àquela situação na família. O grupo também pesquisou protocolos de adoção, a fim de ampliar o conhecimento sobre o assunto. Nos cinco anos de existência, o serviço já atendeu 118 casos.

O Sofia recebe casos encaminhados pela 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife, que são acompanhados durante o processo de adoção. Os interessados no serviço também podem se dirigir à Clínica de Psicologia da Unicap, que fica no oitavo andar do Bloco B da instituição. O telefone é 2119-4115 . Mais informações no site http://www.unicap.br/sofia

Congresso

Recife vai sediar de 17 a 21 de agosto o primeiro Congresso Franco-brasileiro sobre Psicanálise, Filiação e Sociedade. A professora Edilene Queiroz, que preside o evento, diz ele é um desdobramento das próprias atividades oferecidas pelo Sofia. O encontro é uma parceria entre a Universidade Católica de Pernambuco, o grupo Recherche en Périnatalité, Parentalité et Petit Enfance da Universidade Denis Diderot e o Groupe de Recherche em Adoption Filiation et Société.
O Congresso reunirá palestrantes Brasileiros e franceses, na da área de Psicologia e Direito de Família. Uma das presenças já confirmadas é da Drª Maria Berenice Dias, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam). Ela é reconhecida nacionalmente pela atuação em áreas como adoção e direitos humanos.
As inscrições para o primeiro Congresso Franco-brasileiro sobre Psicanálise, Filiação e Sociedade podem ser feitas através do site http://www.unicap.br/congresso_adocao

Dia Nacional da Adoção

O Dia Nacional da Adoção será lembrado no Recife a partir das 9h do dia 30 de maio, no Parque da Jaqueira. A ação é promovida pelo Grupo de Estudo e Apoio à Adoção (Gead). Durante o evento haverá apresentações artísticas e palestra do professor Luiz Schettini Filho, que é autor de livros sobre a temática da adoção e atua há cerca de 35 anos na area de psicologia clínica.