Clínica Corpore Sano oferece atendimento na área cardiorrespiratória

Tem sido cada vez maior a procura pelo serviço cardiorrespiratório oferecido pela Clínica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Corpore Sano da Universidade Católica de Pernambuco. Por mês, estão sendo realizados uma média de 128 atendimentos. Gente encaminhada por médicos do setor público ou privado que busca na Unicap tratamento para disfunções pulmonares como asma ou recuperação pós-operatória.

Conceição se trata na Clínica há quase dois anos

A aposentada Maria da Conceição da Silva, 50 anos, frequenta a Corpore Sano há quase dois anos. A cirurgia de retirada de um câncer de mama provocou sequelas no pulmão esquerdo. Ela foi encaminhada por um pneumologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e se submete à terapia de recondicionamento. “Estou me sentindo muito melhor. O atendimento é excelente. As alunas são muito simpáticas”, contou ao se referir às estudantes do 8º e 9º períodos do curso de Fisioterapia supervisionadas pelos professores.

Opinião semelhante tem  Vera Lúcia Calado, 63 anos. Ela sofre de bronquiequitasia. Um mal que faz das coisas simples do dia a dia tarefas exaustivas. “Eu perdia o fôlego e ficava cansada ao estender roupa no varal ou ficar muito tempo no fogão cozinhando”, conta ela. Sofrimento que depois da terapia oferecida pela Católica ficou no passado. “Hoje eu me sinto ótima! Adoro o atendimento daqui. Minha qualidade de vida mudou pra melhor”, comemora  a dona de casa encaminhada pelo Hospital Gouveia de Barros.

Depois do tratamento na Unicap, dona Vera Lúcia recuperou a rotina doméstica

De acordo com o professor Eduardo França, a maior parte dos pacientes tratada no setor enfrenta Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC) que se manifestam por enfizemas ou bronquites. “Nosso objetivo aqui é melhorar a capacidade funcional e devolver ao paciente o ritmo das atividades da vida diária (AVD)”. Um trabalho desenvolvido com sucesso graças à estrutura disponibilizada pela Unicap.

Bipap pode chegar a R$ 15 mil

Um dos aparelhos mais importantes para os tratamentos se chama Bipap. É uma espécie de ventilador que impulsiona o ar para dentro do pulmão, estimulando sua expansão. Máquina avaliada entre R$ 7 mil e R$ 15 mil. “Nem toda clínica particular dispõe de um desses”, ressalta o professor. As atividades do setor cardiorrespiratorio são distribuídas em vários laboratórios da Clínica. Esteiras, respiradores mecânicos e outros aparelhos fazem parte da gama de acessórios. O serviço é disponibilizado mediante pagamento de uma taxa mínima simbólica de R$ 8,00, mas pode sair de graça se o serviço social constatar que o paciente não pode pagar. Outras informações pelo telefone 2119-4490.