Cineclube Revezes retoma atividades com exibição de filme de Eduardo Coutinho

20248980.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxDepois de exibir o filme Alexina, em 2013, o Cineclube Revezes, vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, retomou as atividades nesta quarta-feira (19) com a exibição do filme Cabra marcado para morrer de Eduardo Coutinho, lançado em 1984.

O cineclube já existe há mais de dez anos, porém ficou inativo por um tempo, mas no semestre passado, contando com ajuda de estudantes de Jornalismo, na época no primeiro período, o cineclube voltou à ativa.

Antes da exibição do filme, o professor do curso de História Flávio Cabral fez uma explanação sobre o período histórico abordado no filme. “Ficamos libertos, teoricamente, de Portugal, porém os problemas latifundiários continuaram”, disse. O professor Alexandre Figueiroa foi mais um que prestigiou o documentário. “Na minha opinião, é um dos documentários mais importantes do cinema nacional”, frisou. Além deles, a professora Beatriz Brussantin, nova coordenadora do curso de História, completou a mesa.

O trabalho de Eduardo Coutinho serviu de inspiração para a tese do professor Cláudio Bezerra, intitulada Documentário e performance: Modos de a personagem marcar presença no cinema de Eduardo Coutinho.

No final da sessão, foi prestada uma homenagem ao cineasta morto no início do ano. Ele foi assassinado pelo próprio filho.