Boletim Unicap

Cineclube Revezes exibe Um lugar ao Sol

Foto: Divulgação

O Cineclube Revezes apresentou nesta quinta-feira (21) o documentário Um lugar ao Sol, produzido pelo pernambucano Gabriel Mascaro. Ao final da exibição, os estudantes presentes participaram de um bate-papo com o diretor. A obra levanta discussões sobre riqueza, poder e ocupação dos espaços urbanos.

O diretor Gabriel Mascaro

Num cenário em que a produção audiovisual retrata quase sempre grupos marginalizados, Mascaro percebeu que o oposto, indivíduos de grande poder aquisitivo, não era mais mostrado nos filmes. Assim veio a ideia de produzir esse documentário.  As entrevistas mostram depoimentos de moradores de coberturas no Recife, em São Paulo e no Rio de Janeiro, que falam sobre a sensação de morar no lugar mais alto dos prédios e ver a cidade por cima. Um livro que publicava os endereços e telefones de figuras importantes da sociedade  foi o guia para a procura de fontes. Cerca de 125 pessoas foram convidadas e nove aceitaram expor parte de sua vida no documentário.

Os depoimentos dos moradores chamam atenção pela forma como eles veem o mundo, a vida e a riqueza. Em alguns momentos o espectador ri, em outros demonstra repulsa. Gabriel Mascaro diz já ter exibido o longa para públicos diversos, no Brasil e no exterior, inclusive para moradores sem-teto. Curiosamente o filme não despertou neles o sentimento de choque entre classes.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário