Cineasta Marcelo Pedroso faz a aula inaugural da Especialização em Estudos Cinematográficos

IMG_2568

O cineasta pernambucano Marcelo Pedroso, diretor de filmes premiados como Brasil S/A (2014), Pacific (2009) e Em Trânsito (2013), participou ontem à noite (segunda-feira, 07/03) da aula inaugural da 5ª turma da Especialização em Estudos Cinematográficos da Unicap, no Anfiteatro do bloco G4. O diretor, que é mestre em Comunicação, falou sobre como filmar documentários em situação de adversidade, tema de sua pesquisa de doutorado na Universidade Federal de Pernambuco.

IMG_2583Segundo Pedroso, a quase totalidade dos documentários é realizada a partir de uma relação de alinhamento entre o documentarista e seus personagens, a exemplo dos filmes do brasileiro Eduardo Coutinho. Mas há outros que são construídos a partir de situações adversas e marcados por uma relação deliberada de confronto entre quem filma e quem é filmado, tal como praticado pelo diretor norte-americano, Michael Moore. Na pesquisa de doutoramento, Pedroso pretende definir conceitos e parâmetros para o estudo desse tipo documentário, a partir da sua própria experiência de realizar filmes em condições de adversidade.

Após exibir alguns de seus curtas-metragens, como Em Trânsito, Marcelo Pedroso foi sabatinado pela plateia, formada pelos 45 alunos e alguns dos professores do curso, que encheu o Anfiteatro do G4. Entre outras coisas, ele respondeu sobre as tensões de filmar “inimigos políticos” e como conseguia financiamento público para a realização de filmes que se colocam abertamente contra o governo. Pedroso disse que os filmes pernambucanos em geral são muito críticos, e ele, particularmente, nunca sofreu qualquer retaliação, mas ressaltou também ter consciência de sua condição “privilegiada” como realizador, “por ser homem, heterossexual, branco e de classe média”.

IMG_2584A 5ª turma da Especialização em Estudos Cinematográficos consolida a Unicap como um dos principais centros de discussão e valorização da arte cinematográfica no Recife. O curso dura 18 meses e tem por objetivo preparar profissionais para atuarem no campo do cinema, seja no âmbito da crítica ou da pesquisa acadêmica.