Centro de Ciências Jurídicas da Unicap representado em cinco eventos internacionais na Europa

A produção científica do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Pernambuco está sendo representada em cinco eventos internacionais realizados na Europa sobre justiça restaurativa, vitimologia e criminologia pela Profª Drª Fernanda Rosenblatt. Desde o último dia 13 de maio, a docente do curso de Direito, professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Direito e pesquisadora do grupo Asa Branca de Criminologia da Unicap participa de seminários, conferências, encontros anuais e fóruns na Bélgica, Croácia, Áustria e Espanha.

Plenária sobre o futuro da Justiça Restaurativa no congresso do IIRP (Kortrijk, Bélgica)

O primeiro compromisso foi no Instituto de Criminologia da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica. Ela participou do LINC Seminar on Restorative Justice in Brazil no qual ministrou palestra sobre o “estado da arte” do movimento restaurativo brasileiro em seminário organizado pela linha de pesquisa Justiça Restaurativa e Vitimologia. A pesquisadora da Unicap vai passar um período como professora visitante na instituição belga, de hoje (23) a 4 de junho. Terá como orientador um dos principais estudiosos de justiça restaurativa do mundo, Prof. Dr. Ivo Aertsen.

Já na cidade de Kortrijk, Fernanda foi palestrante da IIRP Europe Conference Community Well-Being and Resilience. “Participei de uma plenária sobre o futuro das práticas restaurativas, ao lado dos professores Nicola Preston (Inglaterra), Johan Deklerck (Bélgica), Borbala Fellegi (Hungria) e Tim Chapman (Irlanda do Norte), bem como apresentei um paper intitulado Judges and Domestic Violence Courts in Brazil: The Problems of Poor Training, Standardised Justice, Sexism and the Odds of a Restorative Way Forward, baseado em parte dos resultados de pesquisa conduzida pelo Grupo Asa Branca de Criminologia e financiada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”.

Na sequência, veio a cidade croata de Dubrovnik. Lá Fernanda participou do Annual Meeting of the Executive Committee of the World Society of  Victimology da qual foi eleita membra do comitê executivo. “Discuti as minhas atividades junto à ONU e as atividades do subcomitê de comunicação da Sociedade Mundial de Vitimologia (como, por exemplo, o lançamento de uma nova revista acadêmica internacional no campo da Vitimologia). Além da referida reunião, ministrei aula no 35º Curso de Pós-Graduação em Vitimologia, Assistência à Vítima e Justiça Criminal, quando tive a oportunidade de falar sobre vítimas de violência doméstica e justiça restaurativa no Brasil”, relata Fernanda.

Fernanda faz parte da delegação da Sociedade Mundial de Vitimologia da qual é membra do comitê executivo e representante da América Latina nas atividades da Sociedade na ONU.

Até esta quarta-feira (22), a professora estava apresentando os resultados da pesquisa conduzida pelo Grupo Asa Branca de Criminologia em evento sobre justiça restaurativa e assistência às vítimas na 28ª Sessão Anual da Comissão sobre Prevenção do Crime e Justiça Penal da organização das Nações Unidas. A apresentação faz parte da programação do Twenty-eighth Annual Session of the Commission on Crime and Criminal Justice, que acontece em Viena.

A agenda de Fernanda Rosenblatt na Europa termina em Bilbao, entre os próximos dias 5 e 7 de junho, quando ela participará do European Forum for Restorative Justice Symposium – From Penal mediation to Restorative Justice: Policies and Practices in Transition. “Nesse congresso, vou apresentar um paper sobre processos restaurativos sem vítimas. Também vou coordenar um grupo de trabalho sobre pesquisas em justiça restaurativa”, informa a professora ressaltando o apoio da coordenação do CCJ e do PPGD na participação dos eventos.