Centro de Ciência e Tecnologia promove palestra sobre combustão

Sérgio Tarasoff

O Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da Universidade Católica de Pernambuco promoveu, na última quinta-feira (29), uma palestra sobre combustão, com tema “Princípios de combustão e queimador para fornos de tratamento térmico”. O evento teve a participação do engenheiro mecânico Sérgio Tarasoff, da empresa Set Point, de São Paulo.

A diretora do CCT, Arminda Saconi Messias, deu início ao evento falando da importância do tema abordado em função das atividades portuárias do Complexo de Suape. “Tecnologia e inovação são prioridade no estado para enfrentar esse novo caminho como profissionais ou estudantes”, completa. Por fim, falou também da importância da presença de Tarassof, pois a empresa na qual ele trabalha fez a doação de um queimador, do tipo chama oxidante ou de excesso de ar, que irá acrescentar na aprendizagem dos alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química, destacando a interação do centro com os setores empresariais.

O coordenador dos cursos de Engenharia Química e Licenciatura em Química, Valdemir Alexandre dos Santos, destacou a intenção, junto ao CCT, de interagir com as empresas que tenham o ramo de atividade voltado para os cursos do Centro, tendo em vista o contato dos alunos com os equipamentos industriais e a possibilidade de contratação das mesmas. A exemplo disso, citou a Universidade de Campinas – Unicamp, que é rodeada por indústrias e dá essa possibilidade para os alunos.

Em sua palestra, Tarasoff fez uma exposição dos equipamentos fabricados pela empresa, que está em atuação desde 1985. O foco da Set Point é a fabricação de queimadores voltados para os mercados alimentício, automobilístico, tratamento térmico, petróleo, papel e celulose, sendo este o carro-chefe da indústria. A respeito do queimador doado à Unicap, ele destacou suas aplicabilidades, componentes, características e funções.  O queimador é um equipamento fabricado para trabalhar com o excesso de ar, que permite uma melhor performance no processo de secagem em altas temperaturas. Analisar a combustão e saber como o equipamento funciona na prática é intenção da doação. Tarasoff considera “que a prática é um processo importante na aprendizagem. A utilização do equipamento, além de agregar nas aulas, ajuda a fixar a marca do produto usado pelos alunos, que posteriormente vão para o mercado e a levarão”, ressaltou.