Centro de Artesanato de Pernambuco participa da 17ª Semana de Integração da Unicap

Uma das atrações da 17ª edição da Semana de Integração da Unicap é o Espaço Centro de Artesanato de Pernambuco. É a primeira vez que o centro ligado à Agencia de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) participa do evento.

O ambiente montado no térreo do bloco R expõe artesanatos de diversas regiões do Estado. São peças elaboradas em madeira, tecido, barro, dentre outros materiais que chamam a atenção do público.

Segundo a gerente de Artesanato da AD Diper, Maria do Socorro Leão, a economia criativa é um segmento fortemente trabalhado com o “artesanato de raiz” em todas as regiões do Estado. “A gente viaja o Estado todo procurando talentos que a alguns anos atrás viviam escondidos”, conta.

Ainda segundo Maria, em sete anos, o Centro de Artesanato de Pernambuco construído no Marco Zero, no bairro do Recife Antigo, vem registrando aumento no número de artesãos cadastrados. A produção gira em torno de 200 mil peças por ano.“Com certeza a gente tem todo o Estado de Pernambuco representado no Centro de Artesanato”.

A gerente disse ser a primeira vez que o órgão participa de um evento acadêmico e ressaltou que o convite feito pela Unicap está sendo muito importante para divulgação dos trabalhos, além de aproximar os jovens e estudantes universitários da arte.

Maria do Socorro explicou ainda que a AD Diper constatou baixa visitação do público jovem na Feira Nacional de Negócios do Artesnato (Feneart). Daí a importância de atingir este público na Semana de Integração.

Participam da exposição as artesãs: Neguinha, Luiz Maria, Carol e a Mestra Cida, ambas do município de Belo Jardim. Artistas de outras cidades como Tacaratu, Caruaru, Carpina, Bom Jardim, Olinda, entre outras cidades.