Boletim Unicap

Celebração de mística afro-brasileira faz parte da programação da 6ª Semana da Consciência Negra

Como parte da 6ª Semana da Consciência Negra na Unicap, a Católica realizou, nesta segunda-feira (18), a celebração da mística afro-brasileira, no Centro Cultural.

DSCN6132Com cânticos e palavras de fé, a solenidade homenageou o Quilombo dos Palmares, que resistiu durante mais de 100 anos ao exército colonial. “Os quilombos realizaram três coisas que têm muito a ver com o evangelho de Jesus Cristo. Primeiro porque eram comunidades de inclusão, pois não existiam só negros, mas também os brancos empobrecidos e os índios. A comunidade cristã que Jesus pensou era justamente isso, um lugar onde todos tinham espaço e vez”, ressaltou Padre Clóvis Cabral, organizador do evento.

DSCN6138
À esquerda, Padre Clóvis Cabral.

“O segundo aspecto é que, apesar de se trabalhar muito nos quilombos, o fruto desse esforço era dividido. Um sonho dos cristãos era uma comunidade onde não havia necessidade entre seu povo”, frisou. “Por fim, a terceira dimensão relata que o quilombo era uma comunidade de festa. Depois do trabalho, eles se divertiam e ficavam semanas festejando a colheita”, argumentou.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário