Catolicismo Ortodoxo é tema do Fórum Inter-religioso

A Universidade Católica de Pernambuco promove no dia 8 de novembro, às 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), mais um encontro do Fórum Inter-religioso. Desta vez, o tema será sobre o Catolicismo Ortodoxo. O palestrante será o padre Vassily Gelevan, da Igreja Ortodoxa Russa.

A Igreja Ortodoxa é uma das principais igrejas cristãs. Ela se reconhece como a verdadeira igreja instituída por Jesus Cristo. Seus fiéis são chamados de cristãos ortodoxos. Há uma ênfase teológica no papel do Espírito Santo e uma organização mais livre da igreja em Patriarcados. Os padres podem casar e os fiéis respeitam ícones dos santos. Mas no todo, a sua doutrina é muito semelhante à da Igreja Católica: preserva os sete sacramentos e o uso de vestes litúrgicas nos seus cultos.

A Igreja Ortodoxa e a Igreja Romana separaram-se no século XI. Para os ortodoxos, o chefe da Igreja é o próprio Jesus Cristo e a autoridade suprema é o Santo Sínodo Ecumênico, que se compõe de todos os patriarcas e se reúne por chamada do Patriarca de Constantinopla. Mais informações pelo fone 2119.4171.