Católica vai sediar seminário internacional sobre como as cidades podem enfrentar desastres naturais

A Universidade Católica de Pernambuco irá sediar, na próxima quinta-feira (12), o I Seminário Internacional Resiliência de Cidades Frente a Desastres Naturais. O encontro vai reunir pesquisadores do Brasil e Argentina que estudam maneiras de como os municípios podem desenvolver políticas públicas de prevenção de acidentes ligados ao clima.

O seminário está sendo organizado pelo grupo pesquisa de Estudos Latino Americanos de Direitos Humanos (EELAS) da Unicap e pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) com apoio do CNPq, Fiocruz-PE e Universidade de Buenos Aires.

Uma das palestrantes do seminário é a argentina Cláudia Natenzon. Doutora em Geografia pela Universidade de Sevilha (Espanha) e professora titular da Universidade de Buenos Aires, ela desenvolve uma pesquisa que analisa pontos em comum entre as políticas públicas ligadas à vulneberabilidades sociais e desastres naturais praticadas nos estados de Pernambuco e de Santa Fé, na Argentina.

De acordo com uma das organizadoras do evento e coordenadora do curso de Direito da Católica, Prof.Drª Cynthia Suassuna, um dos objetivos é fortalecer a rede de pesquisadores que estudam a redução desses riscos. A tese dela em trata desse tema.
“No Brasil, há 821 municípios muito suscetíveis a este tipo de impacto e a Região Metropolitana do Recife é uma das mais vulneráveis”, explicou ela. Durante a pesquisa, Cynthia desenvolveu um indicador que mede a capacidade institucional de resiliência do município frente à desastres naturais. “Tudo baseado na Lei de Defesa Cilvil”, detalha Cynthia que organiza o evento junto com a também professora de Direito, Drª Vanessa Pedroso, e Neison Cabral Freire (Fundaj).
Cynthia ressalta ainda que este tipo de pesquisa visa produzir informações para que o gestor possa melhorar esses indicadores. “Queremos aliar a academia à prática e trabalhar um instrumento que saia dos muros da universidade. É preciso estimular a cultura da prevenção e do planejamento”, afirma a professora que faz parte da Rede de Pesquisadores Internacionais de Risco de Desastres (RRD, sigla em português). Confira abaixo a programação completa que vai acontecer no auditório G1.

Programação | Inscrição

MESA 1 – 8h às 8h30

Fala de boas vindas

Pe. Pedro Rubem s.j.

Magnifico Reitor da UNICAP

Alexandrina Sobreira

Diretora de Pesquisas Sociais (DIPES) da Fundação Joaquim Nabuco

Degislando Nóbrega

Pró-Reitor acadêmico da UNICAP

Valdenice Raimundo

Pró-Reitora de Pesquisa da UNICAP

Maria Luiza Ramos

Diretora do Centro de Ciências Jurídicas da UNICAP

Coordenadora do curso de Direito da UNICAP

MESA 2 – 8h30 às 9h50

Resiliência urbana frente a desastres: Pesquisas e experiências

Fábio José de Araújo Pedrosa

Prof. Dr. em Geologia Ambiental pela UFPE

Professor da UNICAP e UPE

UNICAP

Vulnerabilidades das zonas costeiras às mudanças climáticas

Profa. Dra. em Desenvolvimento Urbano pela UFPE

Coordenadora do Curso de Direito da UNICAP

UNICAP

Direito a cidade segura: Avaliando resiliência de cidades do núcleo metropolitano do Recife

Keila Ferreira

Gerente Geral de Atenção Social/ Secretaria de Defesa Civil da Prefeitura do Recife

Defesa Civil de Recife Inovação social para prevenção em áreas de risco
Neison Cabral Freire

Prof. Dr. Em Geografia pela UFPE

Pesquisador/Pós doutor em Ciências Humanas e Sociais pela UBA

Pesquisador titular da FUNDARJ

FUNDAJ

Mediador

MESA 3 – 10h às 12h30

Vulnerabilidades Sociais e resiliência frente a desastres naturais

Claudia Natenzon

Doutora em Geografia pela Universidad de Sevilha.

Professora Titular e pesquisadora da Universidad de Buenos Aires – UBA.

Universidad de Buenos Aires – UBA

Vulnerabilidades sociais e desastres naturais

Carlos Machado

Doutor em Saúde Coletiva pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ