Católica vai sediar o 1º Seminário Estadual do Pibid e Pibid Diversidade de Pernambuco,

A Católica vai sediar, nos dias 16 e 17 de novembro, o 1º Seminário Estadual do Pibid e Pibid Diversidade de Pernambuco, que terá como tema “Impactos na Formação Teórico-Prática das (os) educadoras (es)”. Durante o evento, pretende-se por em debate questões inerentes à formação de professores na contemporaneidade, articulando os seguintes temas: a formação de professores em tempos de crise na educação; o papel das políticas públicas na educação (Pibid, Prodocência, Parfor e Renafor); e as contribuições do Pibid e do Pibid Diversidade para a educação no Estado.

A abertura do evento será realizada no dia 16, às 19h, na Fafire e na Unicap, simultaneamente. Na Fafire, ocorrerá a mesa temática composta pelas professoras Alessandra Assis (UFBA) e Juliana Alves de Andrade (UFRPE) e pelo professor Everaldo Silva (UFPE). Já na Católica, serão realizadas duas mesas temáticas (uma no auditório G1 e outra no G2), constituídas pelas professoras Flávia Macatto (Unifi – MG), Edênia do Amaral (UFRPE),  Érica Suruagy (UFRPE) e Adriana Gerhes (UPE) e pelos professores Nilson Cardoso (UECE) e Robson Teles (Unicap).

O evento, que tem coordenação geral das professoras Maria do Carmo Souza Motta (Unicap) e Lúcia Falcão Barbosa (UFRPE) e do professor José Paulino Peixoto Filho (Fafire), vai reunir mais de 2 mil estudantes. A programação completa pode ser acessada no sespe.unicap.br

Saiba mais

Os dois Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e PIBID Diversidade, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação dos docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação pública brasileira. São seus objetivos: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a educação superior e a escola de educação básica; inserir os licenciandos desde o início de seu curso no contexto de escolas da rede pública de educação, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob a orientação de um professor da IES e da escola que o acolhe; promover a integração IES com a escola de educação básica; contribuir para a articulação entre teoria e prática no processo de formação do licenciando; mobilizar os professores da escola pública como co-formadores e protagonistas na formação dos futuros docentes; favorecer a inserção dos estudantes de licenciatura na cultura escolar do magistério para apropriação e reflexão acerca dos instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.