Católica vai sediar 1º Fórum de Extensão em novembro

fb1-forum-de-extensao-unicap

Com o objetivo de possibilitar a troca de experiências e a divulgação dos impactos sociais das ações de extensão, a Universidade Católica de Pernambuco irá promover nos dias 9, 10 e 11 de novembro o I Fórum de Extensão da Unicap, que terá como tema “Compartilhando saberes e cidadania”.

Os trabalhos apresentados durante o Fórum deverão tratar de programas, projetos e ações de extensão em conformidade com as áreas temáticas estabelecidas para a extensão universitária: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho. Os trabalhos poderão ser apresentados na modalidade de Pôster ou de Roda de Diálogo.

Programação:

• 09/11 (quarta-feira) – Noite

Abertura:

Mesa de Abertura:

Pe. Pedro Rubens- Reitor da UNICAP

Professora Aline Grego- Pró-Reitora Acadêmica

Professora Odalisca Moraes- Coordenadora Geral de Extensão da Unicap

Palestra de Abertura: Compartilhando saberes e cidadania: Indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa.

Palestrantes: Pró-reitor de Extensão da Universidade de Pernambuco (UPE), Professor Renato Moraes.

Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Professora Ana Marinho.

10/11 (quinta-feira) – Tarde e Noite

I Mostra Extensionista: Pôsteres de Atividades de Extensão da Unicap e outras IES

Local: Hall da Biblioteca.

Horário: 14h às 16h

Oficina: O novo marco regulatório do 3º Setor (Lei 13.019/2014): novas relações de parceria entre o Estado e a sociedade civil.

Mediadora: Teresa Nóbrega

Objetivos: Compreender o papel das organizações da sociedade civil na promoção de políticas públicas sociais; Observar os instrumentos de parceria e as formas de controle voltadas ao aperfeiçoamento das políticas públicas conduzidas por organizações da sociedade civil.

Local: Sala de Teleconferência – Térreo do G4.

Horário: 14h30 às 16h30

Roda de Diálogo I: Sexualidade na adolescência

Mediadora: Cynthia Suassuna

Público alvo: Mães participantes dos projetos de Extensão (Liceu, Criança Esperança, Horizonte e ISMEP).

Local: Sala 102 G

Horário: 14h às 16h

Roda de Diálogo II: Experiências de Extensão Universitária: Professores e estudantes extensionistas da UNICAP e de outras IES.

1) Projeto Horta Biblioteca Verde (Biblioteca da Unicap). Coordenação: Luiz Oliveira da Costa Filho/ Responsável Técnico: Jaíse da Costa Leão.

Coordenação: Comitê de Extensão

Público alvo: Participantes do Fórum

Local: sala 506 do bloco G4

Horário: 14h às 16h

Ciclo de Palestras I: Projeto Interdisciplinar “A Interdisciplinaridade enquanto elemento para transformação socioambiental na Comunidade do Bode-Pina”, em parceria com o Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP) e Projetos com financiamento da Fundação Antônio dos Santos Abranches (FASA):

• Projeto de Extensão: Mulheres do Amanhã (Curso de Direito) – Coordenadora do projeto: Professora Vanessa Pedroso
  • Projeto de Extensão: O Despertar da Consciência Ecológica: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar (Curso de Engenharia Ambiental). Coordenador do projeto: Professor: Fábio Pedrosa
  • Projeto de Extensão: Sabão Ecológico: A importância do reaproveitamento de resíduos domésticos para famílias de baixa renda (Curso de Engenharia Química) – Coordenador do Projeto: Professor Raphael Fonseca
  • Projeto de Extensão: Histórias escritas com agulha, linha, pano, fitas, botões e consciência socioambiental. (Curso de Pedagogia). Coordenadora do Projeto: Professora Graziela Brito.
  • Projeto de Extensão: A Ludicidade no trabalho com idosos. (Curso de Matemática). Coordenador do projeto: Professor: José Argemiro.

• 11/11 (sexta-feira) – Tarde e Noite

Roda de Diálogo III: Experiências de Extensão Universitária: Professores e estudantes extensionistas da Unicap e de outras IES.

Coordenação: Comitê de Extensão

Público alvo: Participantes do Fórum

Local: Sala de Teleconferência – Térreo do G4.

Horário: 14h às 16h

Ciclo de palestras II: Projeto Interdisciplinar “A Interdisciplinaridade enquanto elemento para transformação socioambiental na Comunidade do Bode-Pina”, em parceria com o Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP) e Projetos com financiamento da Fundação Antônio dos Santos Abranches (FASA):

• Projeto de Extensão: Recursos expressivos para adolescentes. (Curso de Psicologia). Coordenadora do Projeto: Professora Maria Aparecida Craveiro Costa.
  • Projeto de Extensão: Educação e Cidadania. (Curso de Serviço Social). Coordenadora do Projeto: Professora Sandra Carla de Lima
  • Projeto de Extensão: (Curso de Medicina). Coordenador do Projeto: Professor Álvaro Antônio Cabral Vieira de Mello.
  • Projeto de Extensão: Postando redação e curtindo comentários. (Curso de Letras). Coordenador do projeto: Professor Robson Telles.
  • Projeto de Extensão: STOP MOTION: o aprendizado através da animação. (Curso de Jogos Digitais). Coordenador do projeto: Professor Breno Carvalho.
  • Projeto de Extensão: Projeto Horizonte. (Curso de Pedagogia). Coordenadora do Projeto: Professora Tânia Nery.