Católica vai sediar em janeiro o I Encontro de Linguagem, Discurso e Enunciação

O curso de Letras e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco vão realizar o I Encontro de Linguagem, Discurso e Enunicação, nos dias 21 e 22 de janeiro.

O I Encontro de Linguagem, Discurso e Enunciação (ELDE) é um evento de natureza acadêmico-científica que objetiva reunir pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, que se interessam pelo estudo da língua e da linguagem em suas múltiplas dimensões: texto, discurso, identidade social, letramento, ensino-aprendizagem, aquisição e distúrbio. Tem, portanto, como público-alvo estudantes e profissionais das áreas de letras e linguística, assim como de áreas afins: pedagogia, fonoaudiologia, psicologia, comunicação social, antropologia e filosofia.

Em sua primeira versão, o ELDE contará com a presença do Prof. Dr. Alain Rabatel, da Universidade de Lyon I (França), que fará a conferência de abertura, e com a participação, em mesas-redondas, de professores/pesquisadores dos programas de pós-graduação de quatro universidades: UFPE, UFRPE, UFPB e UNICAP. Profissionais e estudantes interessados em apresentar e discutir seus objetos de pesquisa podem participar do evento nas seguintes modalidades: a) apresentação de comunicação para profissionais pós-graduados e alunos de pós-graduação e b) apresentação de pôster para alunos de graduação. O evento também possibilita a participação daqueles que desejam atuar como ouvintes, iniciantes ou curiosos, sobre questões de língua e linguagem.

As inscrições para o I ELDE podem ser realizadas através do site www.unicap.br, onde também estarão disponíveis as informações sobre o procedimento para pagamento da taxa de inscrição. Os valores da inscrição obedecem aos seguintes prazos e categorias:

PRAZOS E VALORES

Até 16/12/12

Até 13/01/13

Até 21/01/13

Alunos de Graduação

40,00

50,00

70,00

Alunos de Pós-graduação

50,00

60,00

80,00

Professor/Pesquisador

70,00

80,00

100,00

O resumo para apresentação de trabalho deve ser postado na ficha de inscrição no site do evento até o dia 20/12/12. O resumo deverá conter entre 200 a 300 palavras e ser seguido de até quatro palavras-chave.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 21/01/2013

8h30min – entrega do material

9h – Conferência Alain Rabatel (Universitè de Lyon I, França)

10h10 – intervalo

10h30min – Mesa 1: Dialogismo, heterogeneidade e ponto de vista

Suzana Cortez (UNICAP) e Dóris Arruda (UFPE)

12h – almoço

14hs- Mesa 2: O discurso entre a pragmática e a antropologia linguística

Sandra Helena Dias de Melo (UFRPE) e Moab Acioli (UNICAP)

15h30min – intervalo

16h – Seções de comunicação