Católica vai realizar bingo em prol de Yoko
|A Universidade Católica de Pernambuco realiza no próximo dia 10 de junho, às 17h, bingo em prol da estudante e ex-aluna da Unicap, Yoko Farias. O objetivo do evento é arrecadar fundos para financiar uma viagem da jovem à China, para realizar tratamento médico. Ela sofreu acidente numa cama elástica há seis anos, quando trabalhava como monitora do espaço de lazer de um shopping recifense, o que resultou em uma lesão na coluna, que a deixou tetraplégica.
A avó, que vivia com Yoko, faleceu em abril. Desde então, ela mora com a família da assistente social Flávia Clemente, que conheceu a luta da jovem através da irmã, colega de Yoko no curso tecnológico de Gestão em Turismo.
Yoko chegou a ser atendida na rede Sarah de hospitais, referência na reabilitação de pacientes com distúrbios locomotores, mas o caso dela não se enquadrava no trabalho realizado pela instituição. Pesquisando sobre outras pessoas que passam por tetraplegia, Yoko tomou conhecimento de uma empresa chinesa de biotecnologia, que realiza pesquisas com células tronco adultas, e apresentou resultados positivos em diversos pacientes.
O tratamento de Yoko inclui, a princípio, seis aplicações das células, além de sessões de fisioterapia e acupuntura durante os 30 dias em que ela permanecer na China. A viagem está prevista para o dia 23 de junho. As despesas do tratamento, transporte e hospedagem são estimadas em 100 mil reais, dos quais já se conseguiu metade.
Yoko e os amigos organizam diversas iniciativas a fim de arrecadar a quantia restante, como bingos e festas. A história dela já foi contada em matérias para Tv e jornais. Há ainda uma comunidade na rede Orkut, chama “Yoko na China” e uma página na Internet.
A ideia do bingo surgiu numa reunião realizada no último dia 10 de maio, quando Yoko se encontrou com o padre Miguel Martins, Pró-reitor Comunitário da Católica. Yoko estava acompanhada por Flávia Clemente e pelo estudante de Fisioterapia Jerson Brito, amigos que se sentem contagiados pela perseverança dela. O coordenador de Esportes, professor Fernando Lapa, também participou da reunião. Outros encontros durante o mês definiram os detalhes do evento.
Outra proposta foram as palestras sobre temas como política de cotas, tributação e mobilização de pacientes, ministradas por profissionais que conheceram a história de Yoko, realização ainda está sendo planejada.
A Unicap apoiará estes eventos por meio da Assessoria de Comunicação e da Pró-reitoria Comunitária. A divulgação será realizada no Campus, no site da Universidade e neste boletim. A campanha “Eu quero ver a yoko na China” já conta até com a participação do cantor Nando Reis, que vestiu uma camisa com a marca do projeto quando esteve no Recife em março.
A cartela do bingo em prol da viagem de Yoko à China custa R$ 10 e pode ser adquirida com os amigos da estudante e na Assessoria de Comunicação da Universidade, que fica na sala 117 do bloco R da instituição. O telefone da Assecom é o 2119.4016.
Mais informações no site http://www.yokonachina.com.br