Católica vai promover IV Encontro de Literatura Infanto-juvenil

Promover a discussão e o estudo da produção artístico-literária para a criança e o adolescente, englobando literatura, teatro, cinema e artes plásticas. Esse é o objetivo do IV Encontro de Literatura Infanto-juvenil que vai ser realizado na Unicap entre os dias 7 e 10 de novembro.

O encontro vai homenagear a escritora Elita Ferreira, uma das fundadoras das Edições Bagaço. Há cinco anos, Elita faleceu, mas deixou uma vasta e importante obra. Haverá também uma homenagem às Edições Bagaço, editora tão preocupada com a produção artística em Pernambuco.

O título desse IV encontro é Elita Ferreira e a magia da transformação. “A escolha do título foi para que os pesquisadores e alunos pudessem produzir trabalhos que envolvam não só a obra de Elita, mas a produção para o público infanto-juvenil de maneira geral, já que a palavra MAGIA representa um dos elementos mais importantes e necessários a esse público. Ademais, é preciso mostrar ao homem que a infância é um território que deve ser sempre visitado. Afinal, como diz Machado de Assis, o menino é o pai do homem”, explica o idealizador e coordenador do evento, Robson Teles.

Como professor da disciplina Literatura Infanto-Juvenil, para os cursos de Letras e de Pedagogia da Unicap, o professor Robson Teles acredita que é imprescindível trabalhar melhor essa formação dos formadores de nossas crianças: o pedagogo e o professor de literatura. Entretanto, a programação também tem a proposta de unir profissionais de Jornalismo, de Psicologia, de Sociologia, de Filosofia, de História e de outras áreas, assim como todos as instâncias da sociedade. “Tudo isso contribui para a formação de uma sociedade bem desenvolvida, humanizada e que almeja olhar, sempre, para um futuro melhor”, explica Robson Teles.

Dia: 07 de novembro

Local: Auditório Inácio de Azevedo – Bloco B – 1º andar

Universidade Católica de Pernambuco: Espaço de Transformação – Pe. PedroRubens – Reitor da UNICAP e Degislando Nóbrega – Diretor do CTCH (5’);

Saudação a Elita Ferreira – Haidée Camelo – Coordenadora do Curso de Letras daUNICAP (10’);

Elita Ferreira e as Edições Bagaço: A Magia da Transformação – Inez Koury –Representante das Edições Bagaço (20’);

Passos pela Obra de Elita Ferreira – Rosana Teles – Professora do IFPE (30’);

Apresentação da Peça de Teatro: A Casa das Ideias – Texto de Robson Teles, apartir da Obra de Pedro Veludo. Direção: Edhnaldo Reys (60’). Elenco: ANDERSON

RAMOS, FELLIPE MAIA, GLEICIELY MIRELY, IGOR GOMINHO, RAIANE RENAUX,

STELA SILVA, TACILA ALVES, UIARA AIMÊ.

Encerramento – Professor Robson Teles.Coordenação:

Professora Elizabeth SiqueiraDia: 08 de novembro

Local: Auditório Inácio de Azevedo – Bloco B – 1º andar

Leitura de Trechos de Livros para a Infância e a Juventude – Espaço aberto aopúblico (5’);

A Ilustração para Criança e Adolescente – Emerson Pontes – Artista Plástico eIlustrador (20’);

Elita: Uma Menina Sabida! – Tereza Halliday – Artesã do Texto (20’);

Comunicações dos Inscritos – 7 x 15’.Coordenação:

Professor Fanuel Paes BarretoOFICINAS

Dia: 08 de novembro

– Pedro Cardoso – Graduando em Artes CênicasUFPE | Ator

Juvenil

– Renata Lima – Graduada em Artes Cênicas pela UFPE / Pós-Graduanda emLiteratura Brasileira / Atriz

– Adriano Marcena – Dramaturgo | Diretor Teatral.Dia: 09 de novembro

Local: Auditório Inácio de Azevedo – Bloco B – 1º andar

Produção Cinematográfica para o Universo Infanto-Juvenil – Alexandre Figueirôa– Coordenador do Curso de Jornalismo na UNICAP (20’);

Aspectos Filosóficos na Obra de Elita Ferreira – Marta Perrusi – Professora deFilosofia da UNICAP (20’);

Comunicações dos Inscritos – 7 x 15’.Coordenação:

Professor Álvaro NegromonteOFICINAS

Dia: 09 de novembro

– Pedro Cardoso – Graduando em Artes CênicasUFPE | Ator

– Adriano Marcena – Dramaturgo | Diretor Teatral.3

Dia: 10 de novembro

Local: Auditório Inácio de Azevedo – Bloco B – 1º andar

O mundo encantado de Elita Ferreira – Liliane Jamir – Professora de LiteraturaInfanto-Juvenil da FAFIRE (20’);

As Dimensões do Teatro Infanto-Juvenil – Isabel Concessa Arrais – Professora doDepartamento de Teoria da Arte da UFPE (20’);

Apresentação da peça Ser o Não-Ser (Teatro de Sombras) – Texto e direção:Pedro Cardoso (40’);

Debate Sobre a Produção da Literatura Infanto-Juvenil no Brasil – Debatedores:Liliane Jamir, Concessa, Ana Lúcia, Inez Koury.

Mediadora: Haidée Fonseca.Coordenação:

Professora Regina PimentelOFICINAS

Dia: 10 de novembro

– Pedro Cardoso – Graduando em Artes Cênicas |Ator

– Adriano Marcena – Dramaturgo | Diretor Teatral.Encerramento

Dia: 11 de novembro

Horário: 19h00 a 21h30m

Local: Salão de Vidro – Bloco G (em frente à Biblioteca Central)

LANÇAMENTO DE LIVROS

Livros Inéditos – de Elita Ferreira;

Cheiro de Mãe – de Nazaré Fonseca;

Eita Menina Sabida! – Tereza Halliday;

Estrepolias de Pedro Malasarte; A fuga das Letrinhas – Adriano Marcena.

Uma Casa de Ideias – Robson Teles.Mais Informações e Inscrições:

www.facebook.com/letrasunicap | contato.letrasunicap@gmail.com

One Comment